BUPI de Mangualde já ultrapassou objetivos de registo de terrenos


O Balcão Único do Prédio (BUPI) de Mangualde efetuou até 14 de novembro deste ano, quase 16 mil registos de prédios rústicos (terrenos), mais de 35% dos cerca de 45 mil terrenos existentes no concelho.
Estes resultados mostram que o Município cumpriu e já ultrapassou em 2% o objetivo de cadastrar, até 30 de setembro passado, 14.880 terrenos (33%), nos dois anos de vigência (2021 - 2023) da candidatura conjunta dos concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.
“Estamos muito orgulhosos deste resultado, num território como o nosso, de minifúndio, de pequenas propriedades. Superámos os desafios, fruto do trabalho dedicado da equipa responsável por este serviço, mas também porque os proprietários compreenderam a utilidade e a importância de registarem os seus terrenos”, afirma o presidente do Município, Marco Almeida.
O BUPI de Mangualde está em funcionamento desde junho de 2021. Até 31 de dezembro de 2025, continuam a ser gratuitos a identificação e o cadastro de propriedades para efeitos de registo na Conservatória de Registo Predial.