Cláudio Cabral Dias, jovem engenheiro de Chãs de Tavares, tem-se mostrado um caso de sucesso na área da construção de tuneis.
No ano transato alcançou o mérito de fazer parte dos 35 engenheiros com menos de 35 anos, mais influentes de Espanha, este ano, Cláudio Dias, volta a colocar o seu nome no topo, sendo por isso, motivo de orgulho, para o País, para Mangualde e particularmente para a União de Freguesias de Tavares de onde é natural.
O jovem engenheiro, tem construído o seu percurso entre Portugal, Brasil, Reino Unido, encontrando-se desde dezembro de 2020, em Espanha, onde ingressou na Ayesa e onde ocupa atualmente o lugar de Chefe de Engenharia de Solo e Túneis, com a responsabilidade de liderar e aumentar a equipa de túneis da empresa com sede em Madrid.
No passado dia 24 de novembro, alcançou o prémio de Jovem Tunnelador do Ano 2023 no ITA Tunneling Awards.
Na sua página pessoal, Cláudio Dias refere “É uma grande honra e um prazer especial receber o Jovem Tunnelador do Ano 2023 no ITA Tunneling Awards.”, não deixando de lado todos outros nomeados, bem como, todos os vencedores, a quem parabenizou.
Acrescentou ainda que “Gostaria de expressar minha gratidão aos jurados e ao ITA-AITES por me selecionarem para este prémio. Além disso, muito obrigado à AYESA e à minha alma mater Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e ao Departamento de Engenharia Civil da FEUP pelo apoio decisivo na minha carreira.”
A finalizar, deixou uma palavra de agradecimento “Às sociedades e comités em que estou envolvido, nomeadamente ITACUS - the ITA Committee on Underground Space, AETOSym, British Tunneling Society Young Members, CBT - Comité Brasileiro de Túneis, Geotecnia Brasil e CPT - Comissão Portuguesa de Túneis e do Espaço Subterrâneo e a todos os membros e amigos com quem tenho o prazer de colaborar.”
Apesar de jovem, no seu curriculum conta com várias obras de destaque como pode ler-se “Em setembro de 2014, ele ingressou na CH2M (agora Jacobs) como engenheiro de projeto de túneis em Londres e começou a trabalhar nas obras de desvio de cabos de Ipswich, nos túneis da rede nacional e na atualização da estação de metro de Londres Tottenham Court Road. Em maio de 2015, foi destacado para Crossrail como engenheiro de túneis de campo, para túneis cruzados e cavernas da Fisher Street. Em seguida, trabalhou como revisor CAT 3 da Linha Roxa do Metro de Los Angeles. Por último, trabalhou no projeto detalhado da Hinkley Point C Marine Works, como modelador 3D líder e como gerenciador de pacotes para revestimento moldado in-situ. Em maio de 2018, foi contratado pela TYPSA, como Engenheiro Sénior de Túneis para o projeto High Speed 2, contratos de Londres, para trabalhar para uma Design JV da TYPSA, ARUP e STRABAG. Atuou como SCL Design Manager, responsável pela equipa de projeto de 4 poços de ventilação e liderou uma equipe de 10 pessoas.
Cláudio Dias, destaca a sua grande motivação na experiência destes 12 anos em projetos de túneis e geotécnicos, como os atrás referidos.
Do seu percurso fazem também parte a publicação de vários artigos em conferências e revistas e a formação através de cursos ministrados online sobre projetos de túneis e estruturas subterrâneas. A promoção de soluções subterrâneas para problemas urbanos e práticas de engenharia sustentáveis, são também um dos seus focos.