BIOGRAFIA E RETIFICAÇÃO DA MARCHA DA CUNHA BAIXA

A marcha popular nasceu de uma das atividades que foi apresentada em reunião de direção em Janeiro de 2012 em que fez o seu primeiro desfile em Mangualde, depois em Cunha Baixa e assim sucessivamente.
No mês de fevereiro são colocadas informações para que as pessoas interessadas possam fazer a sua inscrição e participarem nas marchas.
As pessoas foram-se inscrevendo até conseguirmos um total de quarenta e cinco marchantes, mais dez pessoas do Grupo Coral S. José de Cunha Baixa que somam um total de cinquenta e cinco pessoas.
A solicitação do nosso ensaiador já vem do ano transato pessoa que nos tem dado todo o apoio, assim como o seu irmão.
A letra é original, foi escolhida para o tema da nossa marcha que foi o centeio no ciclo do pão onde os nossos arcos mostravam desde o amanhar a terra ao moinho e cozer o pão, assim como os nossos trajes respeitavam o tema.
A música foi através do ensaiador do Grupo Coral S. José de Cunha Baixa que falou com um amigo nesse sentido.
No dia três de maio tivemos o primeiro encontro com o objetivo de ensaiarmos a canção da nossa marcha.
Quanto aos fundos que sustentam os gastos necessários, tivemos o contributo da Câmara Municipal de Mangualde, coube ao pelouro do Turismo assim como toda a organização. Outros fundos, Junta de Freguesia de Cunha Baixa, cabendo todo o resto das despesas ao Centro Social União e Progresso de Cunha Baixa. Outra forma para angariarmos mais alguma receita foi fazer umas rifas em que as pessoas se disponibilizaram para vender.
A banda que nos tem acompanhado nas marchas desde o ano dois mil e doze a dois mil e catorze tem sido a de Lobelhe do Mato.
Os enfeites dos arcos tiveram o trabalho de alguns elementos da direção, os desenhos e pintura das imagens dos arcos feitas à mão tiveram o trabalho de uma pessoa que não pertence à direção.
Não esquecendo todas/os marchantes e ao Grupo Coral S. José de Cunha Baixa que desde o início das marchas sempre se disponibilizaram para nos acompanhar neste evento.
A marcha de Cunha Baixa dá os parabéns a todas as marchas que participaram no desfile na Cidade de Mangualde.
O Presidente: Adelino Silva