EDITORIAL Nº 644 – 1/8/2014

SR

Caro leitor
Existem mais, mas os três principais destruidores da nossa sociedade, são: a inveja, a maledicência e a droga.
Há pessoas que nascem e morrem sem fazer bem nem mal ao contrário de outras, que como não têm capacidade de ver sol, passam a vida só a olhar para aquele que trabalha sem cessar e, este invejoso como não faz nada, tem tempo para a maledicência e então inventa mil coisas só para tentar deitar abaixo os honestos, os trabalhadores, os competentes, os que tentam deixar este mundo melhor que o encontraram, isto em prol do mesmo e daqueles que os rodeiam. O que não faz nada, nem se ajuda a si, nem ajuda ninguém. Tenho e tenham pena deles. Deus lhes perdoe, porque Homem que é Homem faz outro Homem e não tem medo da sombra. Vamos tentar deixar melhor este mundo do que o encontramos, porque os nossos antepassados também assim o fizeram. Nós fomos feitos, mas o coração e o pensamento somos nós que o fazemos, ou bons ou maus, trabalhadores ou não, justos ou injustos, ninguém se esqueça que colhe o que semeia.
No último editorial falei do desenvolvimento de Mangualde, ou não. Vou aqui deixar à consideração do leitor outro assunto: a famosa fossa a céu aberto da Lavandeira. Já pagou grandes multas e foi feita grande propaganda para o Presidente atual ganhar a presidência. Quem não se lembra de grandes outdoors lá colocados, que era e é uma vergonha.
Quando já não há espaço para mais construção, o desenvolvimento de uma terra ou de uma cidade passa por a autarquia fazer estradas e ruas e incentivar o privado para continuar o desenvolvimento da mesma, e se analisarmos bem, outras cidades crescem sempre muito mais para os nós das autoestradas. Aqui em Mangualde, naquele local não foi o caso, precisamente por culpa daquela lagoa e cheiro nauseabundo. Perdeu-se naquela zona o desenvolvimento da cidade de Mangualde. Alguns habitantes desta zona, os poucos que lá existem, é como que foram enganados pelas promessas dos políticos ao comprarem a sua moradia, porque acreditaram que aquela situação vergonhosa e escandalosa mesmo a constituir perigo ambiental para Mangualde, ía ter remédio a curto prazo. O que não aconteceu. Louvo aqueles habitantes que são duma coragem extrema, mas não deixem de fazer reivindicações e abaixo assinados, estes a serem enviados para todos os órgãos de soberania, pois tem de ter uma solução à vista. O crime ambiental é punido e tem que ter solução. E desengane-se quem pense que a solução está para breve, pois ainda no início deste ano foram lá plantadas mais árvores, o que demonstra que é para continuar assim aquela vergonha. Quase metade duma cidade deitada ao abandono, ao esquecimento e ao seu destino escandaloso.
O vice-presidente da Câmara é engenheiro e manda na secção de obras, quem sabe, até ele poderá oferecer o projeto para a nova Etar.
Vamos à luta, ninguém se cale, que eu também assino o abaixo assinado.
Um abraço amigo,