GNR

 

GNR e APSI juntas em Campanha de Prevenção dos Atropelamentos

 

A Guarda Nacional Republicana (GNR) junta-se à Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), na projeção de uma campanha nacional de sensibilização para a prevenção dos atropelamentos de crianças e jovens, dirigida aos condutores, que decorre de 14 de setembro a 04 de outubro.

Todas as semanas mais de 20 crianças e jovens morrem ou ficam feridos na sequência de um atropelamento, o que representa 32% da totalidade dos acidentes em ambiente rodoviário nestas faixas etárias. A maioria destes atropelamentos acontece entre os 10 e os  14 anos, em zonas residenciais e durante os percursos casa-escola.

A campanha pretende assim sensibilizar todos os condutores para a especial vulnerabilidade das crianças enquanto peões e para a necessidade de alterarem os comportamentos que aumentam o risco de atropelamento nestas idades, como a velocidade excessiva, o estacionamento em cima de passadeiras ou passeios e a paragem em segunda fila.

Serão distribuídos milhares de folhetos pela Núcleo Escola Segura da GNR, às portas das escolas (onde as crianças serão envolvidas) e por formadores e inspetores em diversas escolas de condução e centros de inspeção automóvel a nível nacional.