SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE MANGUALDE

RECEITAS SOLIDÁRIAS PERMITEM ADQUIRIR EQUIPAMENTO MODERNO DE FISIOTERAPIA PARA A UCC DA MISERICÓRDIA DE MANGUALDE
As receitas das caminhadas solidárias promovidas pela Misericórdia de Mangualde nos passados meses de Março e Junho e um donativo da Citroen PSA – Mangualde, permitiram adquirir um equipamento de fisioterapia, designado por Standing Frame, com custo de 1700,00€.
Este aparelho irá equipar o ginásio de fisioterapia da Unidade de Cuidados Continuados da Misericórdia de Mangualde, facilitando a prestação de melhores cuidados de saúde na área de fisioterapia.
Atualmente as instituições  de solidariedade social recebem pessoas com elevada dependência e incapacidade de assumirem a posição ereta.  Por este facto, a fisioterapia assume um papel primordial na mobilização polisegmentar anti gravítica, influenciando o estado global da pessoa (respiratório, cardíaco e digestivo).
O Standing Frame é um equipamento desenvolvido com uma tecnologia assistente ou de apoio, usado para a reabilitação de pessoas com diminuição da mobilidade.
Estes aparelhos são utilizados com benefícios médicos e/ou terapêuticos, aumentando a independência, a mobilidade e a auto-estima do utente. Por sua vez, proporcionam também uma alternativa posicional a quem está sentado numa cadeira de rodas, mantendo a pessoa numa posição ereta, ajudando as pessoas com funções motoras limitadas.
O exercício diário com este equipamento tem um impacto positivo no utilizador, melhorando a função respiratória e o sistema urinário. Também ajuda a redução da espasticidade e diminui o desenvolvimento de contraturas. Para além disso, este tipo de treino alivia as regiões de pressão feitas nos posicionamentos prolongados de sentado e deitado.
Com exceção da cadeira de rodas, não existe outro aparelho auxiliar que seja mais benéfico para as pessoas com necessidades especiais, do que o standing frame.
Com este equipamento a Misericórdia de Mangualde tem melhores condições para devolver aos doentes a mobilidade, a independência e a auto-estima.
RECEITA DA GALA SOLIDÁRIA DA MISERICÓRDIA DE MANGUALDE PERMITE ADQUIRIR CARRO TÉRMICO DE DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTAÇÃO PARA O LAR MORGADO DO CRUZEIRO
O objetivo solidário da Gala da Misericórdia de Mangualde, que decorreu no passado dia 11 de Julho, no Palácio dos Condes de Anadia, foi cabalmente atingido. O resultado financeiro apurado permitiu que a Misericórdia adquirisse mais um carro térmico de distribuição de alimentação para o Lar Morgado do Cruzeiro, pelo valor de 2600.00€.
Este equipamento vem garantir mais qualidade, higiene e segurança para os utentes, mantendo os alimentos na temperatura original desde a cozinha até aos quartos, preservando o sabor e a qualidade das refeições.
O carro térmico vem equipado com tabuleiros construídos em polietileno com isolamento interno de alta eficiência, à base de poliuretano injetado de alta densidade, permitindo manter os alimentos dentro das temperaturas de consumo, evitando as perdas de temperatura, que ocorrem normalmente a partir da saída da cozinha até chegar ao leito do paciente, fazendo a entrega mais rápida e evitando manipulação de alimentos.
FESTA DAS VINDIMAS NA MISERICÓRDIA DE MANGUALDE
O fim do Verão e o início do Outono é sinónimo de colheitas e em Portugal abre-se a época das vindimas: as uvas estão prontas para serem colhidas das videiras, num trabalho realizado em ambiente de festa e convívio, para depois produzir o vinho do ano. Uma tradição portuguesa que, apesar de modernizada em alguns aspetos, ainda é o que era.
Marcar e relembrar a época das vindimas e ao mesmo tempo promover o convívio entre utentes, familiares, voluntários e funcionários, foi o objetivo de mais uma iniciativa promovida ontem pela Misericórdia de Mangualde – a “Festa das Vindimas”.
Os Utentes das diferentes valências da Misericórdia reuniram-se durante a tarde no Lar N. Srª do Amparo, para visitar a exposição de utensílios usados na preparação do vinho e para participar e assistir ao programa preparado para a Festa.
O programa iniciou-se às 14h30 com a atuação da banda dos “irmãos Tomás”, que durante uma hora tocaram e cantaram música popular portuguesa, transformado o espaço onde decorria a Festa num ambiente de grande alegria, diversão e animação. Seguiu-se a apresentação de um slid show sobre as vindimas e um lanche convívio com todos os presentes. Para terminar a festa, o Rancho Folclórico “Os Camponeses” da Mesquitela, apresentou as suas danças tradicionais, proporcionado também a participação das pessoas que se quiseram associar ao folclore, gerando uma grande interação e satisfação dos Utentes.
MISERICÓRDIA DE MANGUALDE DECLARA A SUA DISPONIBILIDADE PARA ACOLHER UMA FAMÍLIA DE REFUGIADOS
A atroz e trágica realidade que vivem, diariamente, milhares de refugiados na sua fuga desesperada da guerra, da morte, da intolerância, alguns – homens, mulheres e crianças - morrendo a caminho da Europa, impede-nos de ficar presos à inoperância, sob pena de colaborar na inépcia que parece envolver a situação.
Eticamente já não resta tempo para socorrer, para ajudar o outro, seja ele quem for!
As Misericórdias têm no seu DNA a missão de ajuda, de socorro aos mais fracos, aos mais desfavorecidos e, imbuída nesses nobres valores filantrópicos e de fundamento cristão, a Misericórdia de Mangualde declara a sua disponibilidade para acolher uma família de refugiados.
Com aprovação unânime e sem reservas de qualquer espécie, a Mesa Administrativa da Misericórdia de Mangualde aprovou uma proposta do Senhor Provedor no sentido de manifestar a sua disponibilidade à União da Misericórdias Portuguesas para acolher uma família até 6 pessoas.
A Santa Casa agradece a todos quantos contribuíram ou colaboraram para a concretização destas ações da Misericórdia de Mangualde.