GNR

O Comando Territorial de Viseu, no decorrer do último fim-de-semana (10 e 11 de outubro), no âmbito de fiscalização rodoviária, fiscalizou 111 condutores, tendo sido detidos 4 condutores por condução sob o efeito de álcool e 1 por condução sem habilitação legal. Foram elaborados 37 autos de contraordenação, destacando-se 1  por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 1 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório, 2 por falta de inspecção periódica e 1 por infracção a tacógrafos. Foram ainda detetados 10 excessos de álcool e 41 excessos de velocidade.

_______________________________________________________________

Operação Veículos Pesados - Resultados

“Tispol – Truck and Bus Operation”

A Guarda Nacional Republicana intensificou, entre 05 e 11 de outubro, em todo o território nacional, a fiscalização aos veículos pesados de mercadorias e passageiros, nas vias com maior volume de tráfego deste tipo de veículos.

Dos 4 920 condutores fiscalizados, foram levantadas 1 582 contraordenações, das quais se destaca:

  • 368 por excesso ou deficiente acondicionamento/disposição da carga transportada (correspondendo a 39,8% dos 924 controlados);
  • 435 relativas a tacógrafos, como tempos de condução, pausas e tempos de repouso (correspondendo a 31,1% dos 1 397 controlados);
  • 29 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 21 por mau estado de conservação dos pneus.

Durante o período da operação, foram empenhados militares dos Comandos Territoriais, da Unidade Nacional de Trânsito, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e da Unidade de Ação Fiscal.

Esta operação foi realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL - www.tispol.org/), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional, e pelo Euro Controle Route (ECR - www.euro-controle-route.eu/site/), um grupo de serviços de controlo das estradas europeias cujo objetivo é o de melhorar a segurança rodoviária.