Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mangualde

COMUNICADO/AGRADECIMENTO

Nos  meses de Junho, Julho e Agosto, ocorreu  no nosso concelho uma grande quantidade de incêndios florestais, o que exigiu do nosso Corpo de Bombeiros grandes esforços, sacrifícios e maior empenhamento.

De todos esses sinistros destacamos três de maiores dimensões que deflagraram nos dias 29 de Junho na Freguesia de Abrunhosa a Velha, 06 de Agosto no Agrupamento de Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães  e 10 de Agosto no Agrupamento de  Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta,  este ainda com maior gravidade.

Viveram-se momentos de grandes dificuldades e angústia  no combate a estes incêndios florestais, que fustigaram o nosso concelho sem dó nem piedade.

Os Bombeiros tudo fizeram para minimizar os danos causados pelo fogo, colocando no “teatro de operações” todos os recursos materiais e humanos disponíveis, com a certeza de termos dado o nosso melhor na defesa das populações e dos seus bens, com a natural preocupação dos espaços urbanos.

Nas operações de combate foi muito importante a ajuda e a cooperação de outros Corpos de Bombeiros dos Distritos de Viseu, da Protecção Civil Municipal, ANPC, Meios Aéreos, Força Especial de Bombeiros, GRUATA do Porto, GRIF,s de Aveiro e da Guarda, GNR-SEPNA, GNR de Mangualde, ICNF, AFOCELCA, Sapadores Florestais Municipais, Kit,s Sapadores das Juntas de Freguesia, Militares do R10 de S. Jacinto e R14 de Viseu, INEM com a SIV de Seia e SBV de Viseu.

Na logística, foi também desenvolvido um excelente e árduo trabalho pela equipa afeta à AHBVM, que habitualmente presta este tipo de apoio, com colaboração de populares e elementos dos Escuteiros de Mangualde.

Muitas foram também as ajudas em géneros recebidas de pessoas, coletividades e instituições, tendo o esforço de todos contribuído para potenciar o nosso desempenho e transformar uma gigantesca ação operacional num esforço coletivo.

Sem esta preciosa ajuda a nossa tarefa teria sido muito mais difícil.

Sentimo-nos apoiados e confortados com a proximidade e cumplicidade das nossas populações.

Feito um primeiro balanço e numa fase mais tranquila, chegou a hora de agradecer a todas as forças que estiveram no combate direto e aos elementos da retaguarda e reconhecer a amizade e a onda de solidariedade que nos foram manifestadas.

Uma palavra de particular apreço aos Homens e Mulheres do nosso Corpo de Bombeiros que não se pouparam a esforços nos difíceis combates travados com o fogo, tantas vezes traiçoeiro.

 

Em nome do Comando e Direção, Bem Haja a todos.

 

O Comandante                                               O Presidente

Carlos Carvalho                                             João Soares