GNR

Simulacro de sismo

Dia Internacional para a Redução de Catástrofes

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) realiza amanhã, dia 13 de outubro, pelas 09:00 horas, no Quartel do Grafanil (rua do Grafanil – Galinheiras, Lisboa) um exercício de alerta, prontidão operacional e treino conjunto entre as várias especialidades do GIPS para a reação a um sismo de 6,5 na escala de Richter.

Durante o exercício serão simuladas diversas situações de busca e resgate de pessoas em estruturas colapsadas, nomeadamente o desmoronamento de um edifício, onde os militares do GIPS farão o escoramento da edificação e respetiva extração de vítimas.

Paralelamente será simulado a recuperação de uma viatura do interior de uma lagoa, situação que ocorrerá na lagoa da Pedra Furada – Pêro Pinheiro, com a intervenção de uma equipa de mergulhadores.

Este exercício contará com participação de 60 militares da GNR, 52 do GIPS, distribuídos pelas especialidades de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, Operações Subaquáticas e Matérias Perigosas; e oito militares do Centro de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo (CIESS).

Este exercício enquadra-se no Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, pela United Nations International Strategy for Disaster Reduction (UNISDR - http://www.unisdr.org/) .