MAS… AFINAL O QUE É QUE MUDOU!!?

652
Durante 4 anos e mais uns meses ouvimos o BE e o PCP , reclamarem da troika , da austeridade imposta pela troika, das imposições da zona Euro, das regras asfixiantes da UE, dos constrangimentos orçamentais ... de tudo e mais alguma coisa .
De repente nas ultimas semanas, nem PCP nem BE disseram uma palavra sobre os temas acima. Das duas uma ou ambos tiveram uma mudança repentina das suas convicções mais profundas, o que aos olhos dos Portugueses vai parecer muito estranho, mas que se justifica com aquela velha máxima de……..”em política o que hoje é uma verdade, amanhã pode ser mentira”. Ou reduz-se ao facto de António Costa ter enganado também os “responsáveis” pelos dois partidos, com a promessa de que faria virar a política com a qual esta comprometido perante os pares Europeus!
A dúvida mais contundente é como é que António Costa vai convencer o Sr. Presidente da Republica de que tem um acordo de estabilidade para um governo de 4 anos, com os mesmos actores que andam os 4 anos passados a dizer coisas como “mutaremos por uma saída controlada e gradual do euro”….. “e outras do género, ou como é que António Costa vai explicar que pode governar sem maioria, mas com o suporte desta gente que andou anos a reclamar das condições em que as reformas vêm a ser feitas, sabendo que há muitas delas que têm de continuar a ser operadas em áreas tão diversas como a segurança social. Sempre gostava de perceber como é que António Costa negociou os cortes necessários, na segurança social com o PCP e com o próprio BE, a menos que continue a pensar aumentar as portagens para financiar a segurança social que devo confessar, me levanta muitas dúvidas quanto à própria legalidade.
Quanto à legitimidade do BE e mesmo do PCP, há que dizer algumas coisas também, houve eleitores que não se identificando mais com o PCP, decidem votar no BE só porque nasceram de esquerda, mesmo assim o PCP tem uma clientela fiel, os 16, 17% do costume, já a flutuação nos votos do BE é explicada não pelas ideias que defendem…. São o que são, mas uns porque estão chateados com o PS e nunca votariam na Coligação, outros porque estão chateados com a Coligação e nunca votariam no PS. Imagine-se o que seria se tivéssemos tido 4 anos sem cortes nas pensões, sem ajustamentos nos vencimentos, sem troika……nesta altura não era só o PS que lutava pela sobrevivência mas toda a esquerda.
Como não se espera que o Sr. Presidente, acredite ser possível tal disparate, acredito que na próxima semana se saberá qual o futuro do País.Tornar-se assinante para continuar a ler...