NOVO GOVERNO

Sai Passos, entra Costa: 27 dias separam duas tomadas de posse

Governo da coligação PaF foi o mais curto de sempre. Cavaco dá posse a António Costa amanhã.

Sai Passos, entra Costa:  27 dias separam duas tomadas de posse

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vai na quinta-feira fazer história, ao dar posse a um novo Governo apenas 27 dias depois de ter nomeado o Executivo de Pedro Passos Coelho.

O XX Governo, liderado pela coligação Portugal à Frente (PSD/CDS) foi o mais curto de sempre. Passos Coelho tomou posse a 30 de Outubro e o seu executivo foi chumbado pelos deputados, com a aprovação de uma moção de rejeição apresentada pelo PS, a 10 de Novembro. Duas semanas depois, Cavaco Silva "indica" António Costa para primeiro-ministro. Amanhã o novo Governo que nasceu dos acordos do PS com os partidos de esquerda toma posse no Palácio da Ajuda.

Entre a tomada de posse de Passos e a de Costa passaram 27 dias. Só em 1975 o País teve um Governo tão curto: o V Governo provisório, liderado por Vasco Gonçalves, durou pouco mais de um mês, entre 8 de Agosto e 19 de Setembro. O Governo constitucional mais curto de sempre foi o de Nobre da Costa, em 1978, que durou menos de três meses.

Nobre da Costa também viu pela primeira vez ser aprovada uma moção de rejeição. O chumbo ao governo de Passos também fez história por ter sido a segunda vez que uma moção de rejeição foi aprovada.

O Governo de António Costa, que toma posse amanhã às 16h, conta com 17 ministros e 41 secretários de Estado. São, ao todo, incluindo o primeiro-ministro, 59 governantes. Mais seis que o Governo Passos-Portas II.

"in Económico"