AUDITÓRIO REPLETO PARA OUVIR CONFERÊNCIA SOBRE “O MISTICISMO DA CÓPIA DOS LIVROS NA IDADE MÉDIA”

ENCONTRO ASSINALOU A ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “A CIRCUNSTÂNCIA DA ESCRITA NA IDADE MÉDIA” EM MANGUALDE
Até 5 de fevereiro, Mangualde acolheu, no Átrio da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, a exposição “A circunstância da Escrita na Idade Média”. A cerimónia de inauguração decorreu na passada sexta-feira, dia 29 de janeiro, pelas 21h00, com a conferência “O misticismo da cópia dos livros na Idade Média”, proferida por Maria José Azevedo, Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O momento, que contou com uma audiência superior à capacidade do auditório, teve ainda a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo.

AMBIÊNCIA MEDIEVAL COM ESPECIALISTAS A DESENHAR LETRAS E CAPITULARES MEDIEVAIS
Neste momento de inauguração estiveram presentes especialistas a desenhar letras e capitulares medievais e a executar os materiais de escrita de então. O momento teve ambiência medieval pela música de saltério. É de salientar que a iniciativa teve como pano de fundo a presença no território do Real Mosteiro de Maceira Dão, de edificação inicial no século XII e continuada no século XVIII.
A exposição, organizada pela Câmara Municipal de Mangualde e pelo Agrupamento de Escolas de Mangualde (Prof. João Carlos Alves), contou com a parceria da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra e da Moleiro Editores e com a colaboração de Clara Gomes, músico, de Teresa Gama, Tesouro da Sé de Viseu, de Maria José Azevedo, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e de Paulo Reis.