“Dia Europeu da Vítima de Crime” assinalado em Mangualde

A Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial de Mangualde realizou uma ação de sensibilização sobre o tema “DIA EUROPEU DA VÍTIMA DE CRIME”.
A ação, que decorreu no passado dia 23 de fevereiro, foi dirigida à comunidade em geral, com o objetivo de consciencializar para a importância da denuncia dos crimes, alertando para os direitos das vitimas.
Todas estas ações foram realizadas na cidade de Mangualde, assinalando assim esta data europeia para a sensibilização para as vítimas de crimes.
O Dia Europeu da Vítima de Crime assinala-se a 22 de fevereiro. Este dia foi criado para recordar e assinalar os direitos de todas as pessoas que foram e que são vítimas de crime. A sua origem deve-se à ação do fórum europeu (Victim Support Europe), que agregaserviços de apoio às vítimas nacionais de duas dezenas de países da Europa. Em Portugal as iniciativas deste Dia Europeu da Vítima de Crime estão a cargo da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) que costuma comemorar o dia com seminários, entre outros projetos, com o objetivo de promover a defesa dos direitos das vítimas de crimes. A APAV está responsável por prestar apoio emocional, psicológico, social e jurídico às vítimas de crime em Portugal nos seus variados gabinetes de apoio à vítima espalhados pelo país.