Ministro da Cultura disponível para cooperar em solução para mosteiro de Mangualde

transferir

O ministro da Cultura, João Soares, avançou hoje que está disponível para ajudar a encontrar uma solução para o degradado Real Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, em Mangualde, classificado como monumento nacional.

"Saio daqui deslumbrado, mas não faço nenhuma promessa de dizer que há recursos que não há. Há sim uma disponibilidade total para cooperar e para ajudar a encontrar soluções que são de interesse nacional", alegou.

No final de uma visita ao monumento nacional, que começou a ser construído no século XII e foi terminado no século XVIII, João Soares sublinhou que se trata de uma joia soberba, de grande importância nacional.

"É um monumento absolutamente fabuloso, embora numa situação muitíssimo difícil. É inteiramente privado, mas em relação ao qual temos o compromisso de procurar ajudar a facilitar a solução de um problema, que é um problema complexo", acrescentou.

O Mosteiro, pertença da família Jorge Ferreira, será alvo de algumas obras de conservação, no valor de cerca de 500 mil euros, garantidos em fundos comunitários, de forma a que seja possível a estabilização do telhado.

"Para já, trata-se de assegurar que as coberturas sejam repostas, com a dignidade que se exige a um monumento classificado, em parte, anterior à fundação da nacionalidade. O primeiro passo é o refazer das coberturas, para assegurar que não haja derrocadas e garantir a segurança de uma intervenção posterior", descreveu.

Sobre o montante necessário para a requalificação total daquele monumento nacional, frisou que seriam precisos muitos milhões de euros, de que o Ministério da Cultura não dispõe.

"Mas talvez seja possível, mais tarde, depois desta primeira etapa vencida, encontrar uma parceria para poder transformar aquele espaço absolutamente notável num espaço de referência em termos patrimoniais e em termos de enoturismo, como diziam os proprietários", concluiu.

CMM // MAG

Lusa/fim