Nós propomos… o Futuro! TRABALHOS APRESENTADOS NA ÚLTIMA SESSÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Teve lugar no passado dia 28 de abril, pelas 17h30, no Auditório da Biblioteca Municipal, uma Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Mangualde.
Esta sessão, ao contrário do habitual decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde, uma vez que, o primeiro ponto da ordem de trabalhos constava da Apresentação de trabalhos dos alunos do 12º ano da disciplina de Geografia C, no âmbito da sua participação no projeto nacional “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2015/16”. O conjunto dos trabalhos apresentados foi intitulado: Nós propomos… o Futuro!
A uma sala bem composta, foram explicados os vários trabalhos elaborados pelo Agrupamento de Escolas de Mangualde em colaboração com a Câmara Municipal de Mangualde, sob a coordenação da professora Adelaide Assunção, ali apresentados pelos vários grupos de alunos (cinco grupos no total).
A assembleia Municipal e demais público presente ficaram a conhecer assim algumas das preocupações que o concelho de Mangualde apresenta.
O primeiro projeto, visava a necessidade de mais atividades de lazer, como por exemplo a criação de um parque de campismo; desenvolver atividades/workshops para as várias faixas etárias, desenvolver atividades lúdicas e recreativas, tendo sempre em conta a interação com outros organismos.
O segundo projeto, visou Mangualde em adaptação, ou seja, focou a circulação pedonal, as ruas/passeios, acessos a edifícios públicos, etc..
A promoção da Citânia da Raposeira, foi o projeto que se seguiu. É necessário desenvolver um projeto de promoção que ajude ao desenvolvimento do turismo e ao mesmo tempo do concelho, dando relevo a este espaço que é tão pouco conhecido.
Seguidamente foi apresentado um trabalho sobre a tradição histórica do concelho, particularmente Nª Srª do Castelo e seu monte. A valorização do Monte através da criação de um parque verde com circuito de manutenção é algo a pensar para aquele espaço.
A finalizar, o último grupo de alunos apresentou a necessidade da recuperação do Real Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, em Fornos de Maceira Dão. Monumento classificado que se encontra em avançado estado de degradação que, após obras de recuperação, seria uma mais valia para o desenvolvimento do concelho, particularmente a nível turístico.
Os trabalhos apresentados foram comentados e aplaudidos pela assembleia que elogiou o empenho dos alunos.