Numa aposta contínua de promoção da proximidade da autarquia com o meio escolar, o Arquivo Municipal de Mangualde recebeu no passado dia 10 de maio, a visita dos alunos do Curso Profissional Técnico de Secretariado da Escola Secundária Felismina Alcântara (ESFA), orientados pela docente Sara Vermelho. A iniciativa foi ainda acompanhada pelo Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Mangualde, João Lopes.
João Lopes lembrou que ‘é importante sensibilizar o público, sobretudo o mais jovem, para a importância da conservação e preservação da memória coletiva local’, realçando que ‘a afirmação do direito de todos ao reconhecimento e à cultura, torna os arquivos potenciais pólos de dinamização cultural’.
No âmbito desta visita o arquivista Nuno Ribeiro começou por abordar uma série de noções básicas e transmitir um conjunto de procedimentos e boas-práticas que são aplicadas no Arquivo Municipal de Mangualde e que visam garantir uma melhor gestão e tratamento da documentação/informação. A este respeito, lembrou que um arquivo bem organizado permite poupar tempo, porque disponibiliza, de forma rápida e quase automática, um importante manancial de informação indispensável à gestão diária da instituição, possibilitando tomar decisões e fundamentá-las com maior segurança.
Com este tipo de iniciativa procura-se ainda estimular os presentes para o conhecimento da história local, alertando para a importância do trabalho arquivístico como fator de formação cultural, moral e cívica. É uma ação que pretende sensibilizar e incentivar o contato com as fontes primárias, de forma a gerar uma nova atitude face ao património documental e propiciar o desenvolvimento de hábitos de pesquisa e de visita ao arquivo.