Meio milhão de euros para tratamento E limpeza de caminhos e DE linhas de água no concelho de Mangualde

‘Este representa o maior investimento de sempre, em Mangualde, em intervenção florestal’ salienta o edil mangualdense
O município de Mangualde obteve parecer favorável, do PDR2020, à candidatura de Estabilização de Emergência Pós-Incêndios, efetuada em dezembro pela autarquia. Os investimentos, em cerca de meio milhão de euros, tem uma comparticipação de 100% a fundo perdido do PDR2020.
Neste âmbito irão ser realizadas intervenções de tratamento e limpeza de caminhos e linhas de água, no valor de 180.000 euros, que visam recuperar caminhos e linhas de água atingidas pelos incêndios de 2015. No mesmo âmbito, a Zona de Intervenção Florestal (ZIF) constituída em Mangualde será contemplada com um valor de 128.000 euros, para a mesma tipologia de intervenções dentro da sua área de gestão. Encontra-se também em fase de concurso um conjunto de intervenções em linhas de água no concelho para tratamento e limpeza de margens, no valor de 150.000 euros, ao abrigo de medidas de apoio do PDR2020.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, “este representa o maior investimento de sempre, em Mangualde, em intervenção florestal, nomeadamente, no que diz respeito à limpeza, tratamento e reposição dos caminhos e linhas de água afetados pelos incêndios e também aqueles que são estratégicos para a prevenção florestal.”
João Azevedo afirma que “para o município de Mangualde é determinante a aposta na floresta e na prevenção de acontecimentos catastróficos no nosso território. Vamos continuar a investir na prevenção, com reforço de meios para a equipa de sapadores florestais, no tratamento de caminhos e linhas de água através dos incentivos do PDR2020 e na reflorestação, em parceria com as juntas de freguesia e com as entidades privadas que estejam dispostas a investir no concelho.”
Além das candidaturas em marcha, o município de Mangualde encontra-se a desenvolver um plano estratégico de intervenção florestal que contará, já em 2016, com uma dotação de 40.000 euros para intervenções de limpeza e tratamento em caminhos.