MINISTRO DA AGRICULTURA PRESIDIU CERIMÓNIA nacional de assinatura de protocolos em mAngualde PROTOCOLOS ENTRE A AUTORIDADE DE GESTÃO PDR2020 E OS GAL

DSCF9432

DSCF9416
No passado dia 25 de maio, Mangualde foi o centro do desenvolvimento local. A cerimónia nacional de assinatura de protocolos entre a Autoridade de Gestão PDR2020 e os GAL - Grupos de Ação Local, para a gestão da Medida 10 – DLBC Rural/FEADER decorreu no Auditório do Complexo Paroquial de Mangualde e foi presidida pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos. Na sessão, entre as muitas entidades presentes destaque para a Gestora do PDR2020, Gabriela Feitas.
A sessão teve início com a intervenção de João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde salientando que ‘foi com gosto que acolhemos esta iniciativa, uma iniciativa de âmbito nacional que promove a apresentação do plano de investimento para os pequenos, médios e grandes agricultores’. Reforçando ‘foi o pontapé de saída para investimento no setor primário no nosso território’. 
Seguidamente usaram da palavra, Gabriela Freitas, gestora do PDR2020 e Maria João Botelho, presidente da Federação Minha Terra.
Nas suas intervenções, ambas salientaram a importância que o PDR2020 tem no desenvolvimento da agricultura, permitindo que se possa passar a olhar para esta atividade com uma maior confiança e esperança no futuro, se possa ter uma visão mais abrangente e com uma maior importância para a economia do país.
Após a assinatura dos protocolos com os GAL – Grupos de Ação Local, para a gestão da Medida 10 – LEADER / DLBC Rural do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, e a finalizar a sessão, usou da palavra o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos que na sua intervenção exortou os GAL ‘a lançarem rapidamente os avisos para a abertura de candidaturas a fundos comunitários, de forma a recuperar o atraso do Programa de Desenvolvimento Rural’. Considerando uma feliz coincidência, ‘ter sido hoje publicada a portaria que põe em execução as diversas medidas’. Capoulas Santos quer agora concentrar-se ‘na execução deste e dos demais programas’, numa altura em que começa a ter ‘a casa arrumada’. ‘Temos já um calendário previsional para as decisões finais sobre um conjunto de concursos que foram sucessivamente abertos no ano passado. Desejo que rapidamente possamos ter a situação normalizada e ter o PDR em plena execução, porque o país e o desenvolvimento rural em especial muito precisam disso’, acrescentou.
Após a cerimónia, Capoulas Santos visitou ainda o Gabinete de Apoio ao Agricultor de Mangualde (GAA), onde ficou a conhecer todas a valências e serviços que o GAA presta aos Agricultores do concelho.