CLDS 3G COM “PAIS NA BANCADA”

“Pais na bancada” foi o tema abordado na sessão que decorreu ontem, na Biblioteca Municipal de Mangualde Dr. Alexandre Alves, organizada pelo CLDS 3G, em parceria com as instituições desportivas do concelho, que se associaram a este projeto.
O evento teve uma forte adesão, e contou com a presença de pais e atletas dos clubes Grupo Desportivo de Mangualde, Gigantes Sport Mangualde e Estrelas do Mondego Futebol Clube.
Numa primeira abordagem, a técnica do CLDS 3G e psicóloga, Maria José Olaio, destacou a importância da prática desportiva no desenvolvimento de competências físicas e psicossociais nas crianças, e no consequente estreitamento das relações com os seus pares, assim como uma melhor preparação para responder aos desafios do futuro.
Neste sentido, a técnica propôs uma reflexão sobre o modo como os pais se envolvem na prática desportiva dos filhos: “Se nos observarmos, estamos muitas vezes a fazer de tudo para mantermos nossos filhos sempre felizes para que não experimentem o mínimo de frustração. Não será o contacto com a frustração, importante ao desenvolvimento de recursos internos que permitam a superação e autoconfiança?”.
A conferência contou com o contributo de Vítor Santos, técnico superior do Politécnico de Viseu, licenciado em Comunicação Social, Menção honrosa do Prémio Imprensa Regional – Desporto com Ética, pelo trabalho, “A participação dos pais na prática desportiva dos filhos”.
O orador refletiu sobre a postura e o grau de intervenção dos pais nas atividades desportivas dos filhos, e nas consequências individuais e coletivas que delas advêm. As situações extremas, que se repetem um pouco por todo o mundo desportivo, e em qualquer parte do planeta, com excessos que vão desde uma “mera” ameaça verbal até à concretização de atos revestidos de barbárie, contra árbitros, treinadores, atletas adversários, impõe uma ponderação profunda acerca do papel dos pais na bancada.
Esta ação decorreu no âmbito da semana da saúde e resultou do protocolo que foi estabelecido entre o CLDS 3G e cinco entidades desportivas locais, para a integração nas suas atividades desportivas, de crianças e jovens em risco. Insere-se no eixo 2, do plano de ação do projeto “Partilhar o Presente, Preparar o Futuro”, do CLDS 3G.