TOMADA DE POSSE DOS NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA CAIXA AGRÍCOLA VALE DO DÃO E ALTO VOUGA

IMG_5102
Teve lugar no passado dia 9, na sede da Caixa Agrícola Vale do Dão e Alto Vouga e Mangualde, a cerimónia de tomada de posse dos novos Órgãos Sociais.
No evento, entre os muitos convidados estiveram também presentes os presidentes da Câmara de Mangualde, João Azevedo, de Penalva do Castelo, Francisco Carvalhas e o Presidente da CIM Dão Lafões.
Após as assinaturas que formalizaram a tomada de posse usaram da palavra o novo Presidente da mesa da Assembleia Geral José Moniz e Vitor Gomes que foi empossado como presidente do Conselho de Administração do organismo.
Na sua intervenção Vitor Gomes agradeceu a presença de todos os convidados que mais não significa que confiança e apoio pelo trabalho desenvolvido e amizade.
O CA, existe em Portugal há mais de cem anos (1911) e o Grupo CA é composto por 82 Caixas Agrícolas, por uma Caixa Central, que detêm uma rede de 600 Agencias, contando ainda com um conjunto de empresas na área dos Seguros (vida e não vida), dos Serviços Financeiros Especializados (gestão de ativos e consultoria), um ACE- e uma empresa de Informática que nos proporciona atualmente, um dos sistemas tecnológicos mais avançados da banca europeia.
O Grupo detém hoje um volume de ativos de mais de 15,5 Mil Milhões de euros, ocupando o 6º lugar no ranking da banca nacional.
Não houve necessidade durante esta crise financeira de recorrer a qualquer ajuda do Estado ou da União Europeia, fruto da instituição praticar uma gestão cuidada, de risco moderado, não se envolvendo em situações complexas.
Em Mangualde o CA existe desde 1979.
Ao longo destes 37 anos a Caixa passou de um simples Banco Rural para um Banco Universal, disponibilizando um serviço de Banco Nacional com pronuncia local.
A Caixa Agrícola orgulha-se hoje de ser um dos motores de desenvolvimento da região onde está inserida, tendo consciência que com o andar dos anos, esta responsabilidade será cada vez major e mais envolvente.
O Crédito Agrícola não tem atualmente qualquer receio de se confrontar com qualquer Banco em qualquer área de negócio.
Os concelhos de Mangualde, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva precisam de atrair novos investidores, conjugado com a criação de novos postos de trabalho, para poderem enfrentar com sucesso, os desafios que o progresso e a globalização vai impondo a uma velocidade vertiginosa, numa região cada vez mais desertificada e onde o desinvestimento, a emigração e desemprego, começaram a ser uma preocupação constante, de todos os agentes económicos.
Vitor Gomes salientou ainda a presença dos Presidentes de Câmara de Mangualde e Penalva do Castelo, aos quais agradeceu por estarem com a instituição e dignificarem ainda mais a tornada de posse.
A Caixa do Vale do Dão e Alto Vouga para além da sua atividade normal, também tem tido o seu papel social junto das populações locais, desde a concessão de crédito a atividades onde a concorrência não tem interesse, ao apoio a coletividades, associações, autarquias, estabelecimentos de ensino, oficiais e particulares, bombeiros, IPSS das mais variadas formas.
Neste nosso último mandato (2013-2015), para além de outras iniciativas, a instituição contribuíu com cerca de 100.000€ para as mais diversas solicitações sociais.
“Crescer com solidez financeira, desenvolver o negócio e ganhar mais quota de mercado” deverá continuar a ser referenda desta nossa Instituição nos próximos anos, reforçando e solidificando a confiança, salientou Vitor Gomes.