MANGUALDENSES POR FRANÇA

FB_IMG_1465166908992-1-1

13343073_1104567549605850_7016885110768730117_n
Foi no passado dia 4 deste mês que o Vereador da Câmara Municipal de Mangualde, Sr. João Lopes se deslocou à Câmara de Paris onde foi recebido pelo nosso conterrâneo beirão, nascido em Alcains, Castelo Branco, Vereador, responsável pelo Pelouro dos assuntos Europeus e conselheiro da Câmara de Paris, Sr. Hermano Sanches Ruivo.
Estiveram também presentes neste encontro o empresário natural da aldeia dos Trinta, Guarda e residente há 25 anos em França, senhor João Pina e a menina Vera Lúcia Fernandes residente em França há 26 anos e natural de Mangualde que pode dar o seu testemunho da dificuldade dos jovens encontrarem motivações para passarem férias em Portugal.
Este encontro teve como objetivo dar a conhecer o concelho de Mangualde e estudar a possibilidade de criar novos horizontes aos bons produtos típicos da nossa terra, à semelhança do trabalho que está a ser desenvolvido pelo senhor João Pina. Este tem vindo a promover o desenvolvimento da região da Guarda sabendo que pode contar com o apoio do Sr. Hermano, Presidente da Associação dos Beirões em França.
Ficou assim, uma porta aberta para possíveis relações económico-financeiras com a nossa terra.
O Sr. Hermano teve a sensibilidade de nos permitir de descobrir o grande « monumento » que é a Câmara de Paris e de nos narrar com grande elocução uma parte importante da história de França que ali se encontra esculpida e desenhada.
O Sr. vereador João Lopes pôde ainda visitar a casa dos vinhos do Porto “ Portologia” terminando o programa desse dia com o convívio dos abrunhosenses.
No programa do Sr. vereador esteve também a visita ao salão dos vinhos portugueses no «Parc Floral» em Vincennes.

No passado dia 4 de junho realizou-se o segundo convívio dos emigrantes abrunhosenses, em Gentilly, no restaurante português Lieutades com gastronomia portuguesa rica e apurada.
Cerca de 120 pessoas estiveram presentes num ambiente de alegria, amizade e poesia. Este jantar pôde contar com a presença do Vereador da Cultura e Empreendedorismo o Sr. João Lopes em representação da Câmara Municipal de Mangualde.
Estiveram também presentes o Sr. Vítor Gomes presidente da Caixa de Crédito Agrícola do distrito de Viseu e a sua equipa do escritório de representação em Paris. Os senhores Hugo Chaves de Sousa e Miguel Ginestal da quinta dos Monteirinhos fizeram parte da comitiva que se deslocou a Paris.
Foi neste quadro de alegria e bairrismo que a escritora Naria Radatos apresentou a Antologia Poética de vários, na qual participou.
Os Abrunhosenses mostraram-se recetivos a este tipo de escrita e ovacionaram as palavras sinceras da escritora.
Este convívio foi organizado pela segunda vez, pelo DJ, Jean- Michel Machado e, desta vez, com a colaboração da D. Nídia Martins, D. Lourdes Martins e D. Elvira dos Santos.
Neste convívio, ficou mais uma vez decidido que a organização deste encontro para o próximo ano continuará a ser feita pelo grande DJ com o contributo da D. Isabel Fernandes.
Neste jantar, o discurso do Sr. Vereador foi muito intenso deixando clara e expressa a sua admiração pela união do povo abrunhosense. Terminou deixando no ar a possibilidade de voltar a estar presente, quem sabe, no próximo ano com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mangualde.
A música escolhida pelo DJ deu ritmo e alegria a este convívio.
Ana Maria Fernandes (colaboradora/correspondente - Paris)