PRIMEIRA COMUNHÃO E PROFISSÃO DE FÉ NA PARÓQUIA DE VÁRZEA DE TAVARES

DSCF9819
DSCF9831

DSCF9798
No passado domingo, dia 19 de junho, pelas 10H00, teve lugar a festa de encerramento da Catequese na Paróquia de Várzea de Tavares. Esta festa, como acontece todos os anos, foi o culminar de mais um ano de catequese, este ano, com destaque para a Margarida que fez a sua Primeira Comunhão e o Lucas, o Rafael, a Matilde, a Maria e a Isilda que festejaram a sua Profissão de Fé.
Cuidadosamente preparada, foi numa cerimónia de grande beleza e emoção presidia pelo Revº Pe. Lino Loureiro, que aquela comunidade paroquial pode presenciar a alegria daquelas 6 crianças pelo importante passo que deram na sua vida cristã.
Na sua homilia, o Sr. Pe. Lino salientou a importância da presença na catequese durante o ano, mas mais ainda, a importância da presença na eucaristia dominical. “A catequese termina, mas a presença na missa aos domingos não!”, referiu. Claro que, a presença na missa dominical, é algo que os pais devem ter em conta pois, muitas vezes as crianças faltam à missa, porque os pais também faltam. Agradeceu ainda o empenho e dedicação que os pais colocaram na preparação desta festa, referindo o quanto é bom festejar quando todos participam, e isso foi notório com a presença das crianças e pais nas reuniões de preparação que decorreram durante a semana que antecedeu aquele dia.
De forma sentida e com alguma preocupação, à qual se associa a paróquia de Várzea de Tavares, o Sr. Pe. Lino, aproveitou o momento para se despedir temporariamente dos seus paroquianos, como ele referiu “por um ano”. Problemas de saúde recentemente diagnosticados obrigam o Pe. Lino a uma paragem forçada para tratamentos e recuperação.
No final da celebração a paróquia demonstrou a sua gratidão ao Pe. Lino, pela presença e trabalho que tem vindo desenvolver, bem como, palavras de afeto e solidariedade para que rapidamente ultrapasse este momento mais difícil que surgiu na sua vida.