MANGUALDE ACOLHEU 7º ANIVERSÁRIO DO COMANDO TERRITORIAL DE VISEU DA GNR

DSCF9938

DSCF9967
DIA DA UNIDADE CONTOU COM A PRESENÇA DO MAJOR-GENERAL LUÍS FRANCISCO BOTELHO MIGUEL, 2º COMANDANTE-GERAL DA GNR
Mangualde acolheu, de 18 a 24 de junho, as comemorações do 7º Aniversário do Comando Territorial de Viseu da Guarda Nacional Republicana (GNR), numa organização conjunta da Câmara Municipal de Mangualde e da GNR. Esta foi a primeira vez que as cerimónias comemorativas do aniversário do Destacamento Territorial de Viseu tiveram lugar fora da cidade de Viseu.
Assim, no dia 18 de junho, a Igreja do Complexo Paroquial de Mangualde encheu para ouvir o Concerto da Banda Sinfónica da GNR. A elevada especialização dos seus componentes e o seu amplo e valioso arquivo (mais de 3.000 obras) permitiram que a Banda em Concerto atinja um nível artístico difícil de encontrar em agrupamentos congéneres. No domingo, dia 19, entre as 15h00 e as 18h00, o Largo Dr. Couto acolheu um Plastron de Demonstração de Meios.
No dia 20, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves abriu portas para o seminário “O idoso, a sociedade, a segurança e o estado – o empoderamento da pessoa idosa, problemáticas e desafios”. Na Sessão de Abertura esteve presente João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Coronel Vítor Manuel Guerra Rodrigues, Comandante do Comando Territorial de Viseu da GNR, e Telmo Antunes, Diretor do Centro Distrital de Segurança de Viseu. ‘Envelhecimento Ativo’ por Elza Pais (Deputada da Assembleia da República e Presidente da Subcomissão de Igualdade integrada na Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos e Liberdades e Garantias e membro das Comissões de Saúde, Educação e Ciência), ‘Os Idosos enquanto Sujeitos Processuais - Vulnerabilidade e Medidas de Proteção’ por Maria José Guerra (Meritíssima Juíza Presidente do Tribunal Judicial de Viseu), ‘A GNR no apoio aos idosos’ pelo Tenente Coronel Copeto (Oficial da Guarda Nacional Republicana, Chefe da Divisão de Ensino do Comando Doutrina e Formação da GNR) e ‘As Respostas Sociais para o Envelhecimento enquanto medidas securizantes’ por Carlos Andrade (Vice-Presidente da União das Misericórdias Portuguesas) foram os principais temas apresentados.
No dia 23 pelas 15H00 teve lugar o Desfile Militar no Largo do Rossio em mangualde e contou com a presença do Major-General Luís Francisco Botelho Miguel, 2º Comandante-Geral da GNR, que participou na Cerimónia Militar com desfile de Forças em Parada.
Durante a cerimónia o coronel Vitor Rodrigues, Comandante do Comando Territorial de Viseu deixou as suas preocupações no distrito, dando conta de algumas situações de maior fragilidade, como por exemplo, os números saídos dos sensos seniores onde foram detetados 4113 casos de idosos em situação de risco, ou seja, Viseu é o distrito onde o número se verificou mais elevado. A GNR por si só pouco pode fazer nestes casos, mas o trabalho conjunto com outras entidades leva à solução do problema.
A necessidade de um reforço de meios foi também salientada pelo coronel Vitor Rodrigues, referindo a importância da “chegada de novos camaradas em vez de estarmos sempre a dizer adeus aos que partem”.
Outras situações foram focadas como áreas que necessitam ainda de grande atenção, acidentes rodoviários ou os incêndios florestais.
Vitor Rodrigues deixou ainda os números que demonstram a dimensão do trabalho desenvolvido pelo destacamento onde estão ao serviço 792 homens e mulheres distribuídos por 30 quarteis.
Antes de terminar a sua intervenção o Comandante do Comando Territorial de Viseu anunciou para breve a inauguração de cinco novos quarteis, Mangualde, Sátão, Oliveira de Frades, Armamar e Tabuaço que virão sem dúvida melhorar as condições de trabalho dos militares e a proximidade com a população não só na sua área específica mas também noutras áreas, como seja, a cultural. Vitor Rodrigues referiu as conversações já realizadas com o Museu Grão Vasco, que no hall de entrada no novo quartel irá expor obras do seu espólio, numa iniciativa apelidada de “Guardarte”.
Seguidamente teve lugar a intervenção do major General, 2º Comandante Geral da GNR Luís Francisco Botelho Miguel que salientou a solenidade deste ato de tão grande importância para a GNR, agradecendo a disponibilidade da Câmara de Mangualde em acolher estas comemorações, classificando-as como um preludio do 30º aniversários da elevação de Mangualde a cidade e enaltecendo o excelente relacionamento no meio onde a GNR se insere.
O Major General terminaria salientando os resultados alcançados e o empenho e dedicação que os militares põe no serviço que prestam.
Após as intervenções foram impostas condecorações seguindo-se uma homenagens aos militares já falecidos.
A terminar a cerimónia militar teve lugar o desfile das Forças em Parada onde se integraram o Estandarte Nacional, o Guião da Unidade, o Comandante das Forças em Parada, a 1ª Companhia onde integravam dois pelotões de Infantaria, Uma secção Cino, Uma secção Ciclo e uma Esquadra a cavalo, a 2ª Companhia com dois pelotões Motorizados, e a finalizar a Banda de Música e Fanfarra.
O calendário das cerimónias terminou no dia 24 de junho com o encerramento da exposição de acervo histórico da GNR que esteve patente de 18 a 24 de junho nos paços do Concelho em Mangualde.