INCÊNDIO DE GRANDES DIMENSÕES DEFLAGROU NA ZONA DE CUNHA ALTA

IMG_20160928_140817
Um incêndio de grandes dimensões deflagrou no dia 28 de setembro, pelas 13H31 na zona de Cunha Alta e Freixiosa, tendo obrigado ao corte da Estrada Nacional 16.
O incêndio apesar de não ter colocado habitações em perigo, circundou as instalações a empresa Jomanor e andou em volta da pedreira da Freixiosa. Destruiu ainda muitos metros de cabos elétricos e telefónicos, que ainda nesse dia começaram a ser substituídos.
Pelas 16H30 daquele dia, informava a proteção civil no seu site, que o incêndio era combatido por 106 homens, 29 viaturas e 3 meios aéreos. Pelas 19H00 já se encontrava em fase de rescaldo.
De salientar que este incêndio ocorreu já em época de outono e um dia depois do secretário de Estado das Florestas ter assinado uma portaria que prolonga até 15 de outubro o período crítico dos incêndios.
Este período - que terminava na sexta-feira, dia 30 de setembro - foi prolongado “por força das circunstâncias meteorológicas excecionais”. De salientar ainda, que apesar de alargado o periodo crítico, deixou de haver vigia diária e noturna, uma vez que, os postos de vigia encerraram no dia 30 de setembro.