ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE À DISTÂNCIA – ESRaD

“Fazer o secundário sem sair de casa”
O Agrupamento de Escolas de Mangualde é uma das duas escolas que estão a oferecer a frequência do Ensino Secundário Recorrente a Distância (ESRaD), lançado pelo Ministério da Educação. Esta modalidade permite que o aluno “faça o Secundário sem sair de casa”, e é uma alternativa para a conclusão do ensino secundário para todos aqueles que não possam frequentar a escola no sistema regular.
Esta nova oferta educativa destina- se a todos os jovens ou adultos que não completaram o ensino secundário, permitindo a quem tenha o 9º ano ou o ensino secundário incompleto, fazer um percurso escolar com aulas à distância. Pode, também, ser frequentada por jovens que, estando na escolaridade obrigatória e tendo pelo menos 16 anos, pretendam um sistema que lhes permita flexibilidade horária, designadamente pelo facto de estarem inseridos no mercado de trabalho ou em risco de abandono escolar. Os adultos de nacionalidade portuguesa que não concluíram o ensino secundário do sistema educativo português e que se encontram a residir fora de Portugal, também se podem inscrever.
Para a frequência desta modalidade de ensino, os alunos apenas devem dispor de um computador ou tablet com câmara de vídeo e microfone, bem como ligação à Internet. Assim, poderão aceder a serviços de utilização simples, como vídeo-conferência, consulta de manuais eletrónicos, realização de trabalhos e plataformas de gestão da aprendizagem
O aluno terá de cumprir um horário com sessões “síncronas”, em que está na sua turma, via internet, a assistir a aulas e a realizar trabalhos propostos, e terá tempo disponível para realizar as tarefas que lhe forem solicitadas nas horas que tenha disponíveis. A avaliação é contínua mas englobará provas presenciais em três momentos durante o ano. Essas provas decorrem na “escola de proximidade”, que será, normalmente, a escola secundária da área de residência.
Com esta abrangência, as Escolas de Mangualde podem receber alunos de todo o país e estrangeiro.
As inscrições estão abertas durante o mês de Outubro, estando disponíveis os cursos de Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades.
Para mais informações, está disponível o email – info.recorrente@esfa.pt e o telefone 232 620 110, bem como o portal da escola – www.escolasdemangualde.pt.