“Peregrinar com e para Maria”

escuteiros1
Agrupamento 299 de Mangualde na Peregrinação Nacional do CNE a Fátima
Nos dias 8 e 9 de Outubro de 2016, o Agrupamento 299 de Mangualde, associou-se à Peregrinação Nacional do CNE a Fátima, e rumou ao encontro de Nossa Senhora, Mãe dos Escutas.
Antes da partida, fez-se a Oração inicial com os Pais, com quem deixámos uma parte do Terço que o 299 construiu. Cada elemento que participou na Peregrinação é uma peça importante e a sua oração tem muito valor, mas todos juntos e com os Pais, a nossa oração tem um valor inimaginável.
Uma parte do caminho até ao Santuário de Fátima foi realizado a pé, foi a fase Peregrinar. O 299, chegou ao seu ponto de partida, Chainça, às 10h30m. Ao longo de 8km de percurso a pé, percorremos o Trilho até Maria, não para cumprir qualquer promessa, mas para agradecermos e pedirmos para que Nossa Senhora nos ajude, sempre, a crescer como Escuteiros, em graça e idade.
Ao longo do caminho percebemos como juntos todo o caminho se torna mais fácil. Escolhemos que pedaço do melhor de nós deixaríamos aos pés de N. Senhora para ela distribuir pelo mundo e ainda descobrimos que, para além das imagens Dela, todos temos uma ideia da nossa Mãe Escuta muito especial e particular, mas que é sempre cheia de bondade, amor e compreensão.
Às 13h00 chegámos ao Santuário. Lá e para terminar a fase peregrinar, perguntámos-Lhe em silêncio e sem medo: “Senhora o que queres de mim?”, e rezámos por todos os que não puderam estar connosco fisicamente mas que nos acompanharam em espírito. Lembrámo-nos daqueles que todos os dias se sacrificam por nós, para termos tudo aquilo que sonhámos e não esquecemos aquele vizinho, amigo ou familiar que anda mais triste ou está doente.
Depois do almoço seguimos para o jogo da tarde. Tal como os Pastorinhos, também nós crescemos, aprendemos a rezar, a pensar nos outros, a portamo-nos melhor. Eles fizeram um compromisso com N. Sra., e nós fizemos a nossa Promessa – perante a comunidade e Deus, comprometemo-nos a sermos fiéis a Deus, à Pátria e à Família.
Para terminar e como atitude para tornarmos o mundo melhor, distribuímos o nosso sorriso por outros Escuteiros, dos cerca de 30.000 que estavam no santuário de Fátima.
À noite depois do Terço rezado na capelinha das Aparições e da procissão das velas, fomos descansar.
Domingo de manhã aos poucos e poucos vimos o Santuário encher-se de Escuteiros para a celebração da Eucaristia.
Foi com emoção que recebemos a Bênção do Santo Padre, renovámos a nossa Promessa e despedimo-nos de N. Sra. agitando os nossos lenços, na Procissão do Adeus.
Regressámos a casa com o abraço e bênção da nossa Mãe Escuta, que está sempre connosco e com a certeza de que juntos e com ela a nosso lado, temos a força para contornar qualquer escolho que encontremos no caminho.
Será assim que o 299 crescerá em graça e idade!!
O Agrupamento 299 de Mangualde