INAUGURADAS OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DA SEDE DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE TAVARES

IMG_6949
Na tarde do passado dia 16, no largo do Outeiro em Chãs de Tavares, foram inauguradas as obras de requalificação da sede da União de Freguesias de Tavares.
Estas obras, há muito ansiadas num edifício construído há já 42 anos, vieram dar uma maior dignidade a um espaço que se encontrava completamente desvalorizado.
Com a presença de várias entidades civis e religiosas do concelho e também do distrito, a cerimónia teve início com a o Hino de Portugal executado pela Banda Filarmónica Boa Educação de Vila Cova de Tavares, seguindo-se as intervenções do Presidente da União de Freguesias de Tavares, Alexandre Constantino e do Presidente da Câmara de Mangualde, João Azevedo.
Na sua intervenção, Alexandre Constantino, começou por agradecer a presença de todos os convidados e população em geral, que se reuniu para dar mais brilho aquele momento. Salientou a importância daquele edifício, por ser parte integrante da história não só da freguesia, mas também do concelho.
Quando chegado à Junta de freguesia em 2013, Alexandre Constantino encontrou aquele espaço completamente vazio, mas, onde a vontade de demonstrar o que eram capazes foi maior e foi feito tudo quanto possível para encher e dar dignidade ao edifício.
Os desafios quando chegados à junta eram muitos, mas a perda de confiança e o medo incómodo da noção que o declínio desta freguesia era inevitável, era muito grande. Era necessário mudar essa imagem, salientou o Presidente da Junta.
Alexandre Constantino continuou referindo, que mesmo ainda quando alguns presidentes de junta não tinham tomado posse, já a União de Freguesias se encontrava a trabalhar e tinha feito deslocar àquele espaço técnicos da autarquia com quem foram discutidos projetos a pedir a reabilitação do edifício e muitas outras obras para a freguesia. Naquela data, como refere o Presidente da Junta, foi-lhe dito que eram demasiadas obras, só possíveis em dois mandatos, agora, com satisfação salienta que passados três anos realizou as obras que tinha solicitado, tendo feito ainda muito mais, o que permitiu ganhar a confiança de fregueses e instituições. Todavia, não deixa de referir que a União de Freguesias de Tavares, continua a ser uma freguesia com problemas, mas que também é chegada a hora de colocar divergências de lado, passar de geração em geração a ideia que todos somos iguais e todos merecemos as mesmas oportunidades, tendo acesso aos mesmos bens e aos mesmos serviços e nesse sentido, Alexandre Constantino agradeceu em seu nome pessoal e em nome da freguesia de Tavares à Câmara Municipal de Mangualde e ao seu Presidente, Dr. João Azevedo, por ter oferecido esta obra à Freguesia de Tavares, na certeza que foi realizada com base na equidade e igualdade.
Quase a terminar Alexandra Constantino não deixou de salientar que o caminho percorrido não tem sido de atalhos ou de aceitar o mínimo, mas sim, um caminho de riscos, dos que agem e executam. Uma viagem que é necessário continuar, porque para onde quer que se olhe, há trabalho a realizar e muitas coisas são possíveis, uma vez que a gestão dos euros existentes é feita com sensatez.
A finalizar a sua intervenção, o Presidente da Junta deixou a esperança que tanto para hoje como para o futuro, queremos oportunidades, segurança e um nível de vida cada vez melhor para as nossas famílias, algo que todos iremos conseguir com o trabalho conjunto, porque “com trabalho tudo se consegue, sem trabalho, nada vem”, concluiu.
Após a intervenção do Presidente da Câmara João Azevedo, teve lugar a bênção das instalações pelo Revº Pe. Cunha, o descerramento de placa alusiva ao ato e a visita às novas e funcionais instalações da União de Freguesias de Tavares.
No fim do ato solene, todos foram convidados a saborear uma fatia de bolo que deu um ar festivo ao evento.