UMA QUESTÃO DE SAÚDE

FullSizeRender
Dia Mundial da Alimentação

É já amanhã que assinalamos o Dia Mundial da Alimentação!
A Direção-Geral da Saúde (DGS) reforça que o conceito de Dieta Mediterrânica promove um padrão de ingestão alimentar baseado na diversidade, nos produtos locais e da época, na predominância de produtos vegetais frescos à mesa. Promove ainda o azeite como gordura principal e os preparados culinários simples como a sopa. As leguminosas como o feijão, o grão ou a ervilha estão presentes com regularidade bem como o pão de qualidade.
Uma alimentação saudável e equilibrada é uma das bases da prevenção. A sua prática ajuda no controlo de fatores de risco cardiovasculares - peso, tensão arterial, colesterol, níveis de açúcar no sangue – protege contra a diabetes e alguns tipos de cancro.
O que é uma alimentação saudável?
A Roda dos Alimentos representa-a na perfeição - muitos vegetais e frutas, hidratos de carbono como pão de mistura, massa e arroz, lacticínios magros ou meio gordos, mais peixe do que carne, água à discrição e pouca gordura, sal e açúcar.
As frutas e vegetais são ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Deve consumir, pelo menos, cinco porções por dia destes alimentos, preferencialmente frescos ou congelados.
Baixar o consumo de gordura pode ajudar a reduzir o nível de colesterol no sangue. Devemos evitar as gorduras saturadas (carnes gordas, bolachas, bolos e lacticínios gordos) e as gorduras tipo “trans” (alimentos processados a temperaturas elevadas), pois aumentam os níveis de colesterol, sobretudo o “mau” colesterol. O azeite deve ser a gordura preferencial no tempero e confeção dos alimentos.
Os peixes gordos (salmão, atum, cavala e a sardinha) devem ser consumidos 3 vezes por semana, sendo ricos em ácidos gordos omega 3.
A redução do sal na comida ajuda a manter a tensão arterial mais baixa.
Modere o consumo de álcool! O consumo baixo a moderado de álcool (no caso dos homens dois copos de 1,5dl por dia, no caso das mulheres um copo de 1,5dl por dia) pode ajudar a proteger o coração, mas apenas pode ser benéfico nestas “pequenas” quantidades.
A água é a melhor bebida e a única que verdadeiramente “mata” a sede.
Opte por consumir alimentos cozidos, grelhados, sem esquecer que estufar, assar no forno ou saltear também são ótimas opções.
Na construção do seu prato comece por ocupar metade (½) do prato com uma variedade colorida de vegetais que podem ser crus ou cozinhados de diferentes formas. Em seguida sirva-se dos cereais e derivados como arroz ou massa, de preferência integral ou leguminosas. Peixe, carne ou ovos devem ocupar o espaço restante do prato.
E não se esqueça, faça no mínimo três refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar), intercaladas com pequenos lanches.
Coma bem e sinta-se melhor! Uma alimentação saudável contribui para se sentir com mais energia e vitalidade.
Para mais informações e até algumas receitas consulte o site www.alimentacaosaudavel.dgs.pt