MANGUALDE FESTEJOU HALLOWEEN

20161028_211414
As «Sextas da lua» voltaram a Mangualde  na passada sexta feira, dia 28 de outubro, levando a cabo as “Leituras enfeitiçadas: contos e trovões, rezas e canções”.
A concentração e ponto de partida desta caminhada enfeitiçada foi no Largo Dr. Couto pelas 20:30.
Desta forma a autarquia promoveu, o livro e a leitura junto da comunidade e simultaneamente assinalou esta época que cada vez vai ganhando mais raízes por todo o país, o Halloween.
Tudo começou com uma «Caminhada enfeitiçada» pela cidade com várias paragens preenchidas com leituras e performances alusivas ao tema do Halloween, sendo o percurso efetuado até à Biblioteca Municipal, onde decorreu uma sessão de contos “Contos e Trovões, Rezas e Canções” com Américo Rodrigues, César Prata e Suzete Marques, seguida da entrega de prémios do concurso “Títulos Enfeitiçados” dinamizado pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Mangualde.
As decorações desta época deram uma animação diferente à cidade, onde as pessoas paravam a apreciar o diferente aspeto de rotundas e jardins.

“CONTOS E TROVÕES, REZAS E CANÇÕES” É UMA CRIAÇÃO COLETIVA DE AMÉRICO RODRIGUES, CÉSAR PRATA E SUZETE MARQUES
Uma mulher e dois homens contam e cantam, espalham gestos e memórias. Num ambiente teatral de mistério nasce o espetáculo baseado em elementos da cultura popular portuguesa: contos, canções de cordel, rezas, lengalengas, trava-línguas, romances, etc. Ninguém carrega uma mala vazia, ninguém vive sem cantar uma canção.