Concluídas Obras na Linha da Beira Alta na Zona de Mangualde

A IP – Infraestruturas de Portugal anunciou a conclusão da intervenção na linha ferroviária da Beira Alta, na zona de Mangualde, onde um comboio regional descarrilou no início do ano. A intervenção agora concluída teve por objetivo a estabilização do talude de aterro localizado ao quilómetro 133,060 da linha da Beira Alta. Assim, com a concretização desta intervenção é possível repor as normais condições de exploração ferroviária, comprometidas pelo deslizamento de terras que provocou o descarrilamento de um comboio regional ocorrido no início de 2016 e que obrigou à manutenção de uma limitação de velocidade de 30 quilómetros/hora à passagem neste local.
As obras realizadas após o descarrilamento do comboio regional custaram cerca de 265 mil euros e vêm assegurar melhores condições de circulação, níveis de disponibilidade e fiabilidade aos utilizadores da infraestrutura ferroviária.
A IP informou ainda que, na continuação deste trabalho, foi agora adjudicada a intervenção de estabilização dos taludes localizados aos quilómetros 139,060 e 139,570, igualmente em Mangualde, na zona da freguesia de Abrunhosa-a-Velha. A empreitada no valor de 61,6 mil euros tem como objetivo eliminar o risco de deslizamento de pedras para a linha ferroviária. Esta ação passará pela retirada de blocos e arvoredo em todo o talude e a aplicação de uma rede de tripla-torção. A realização destes trabalhos permitirá igualmente suprimir a atual limitação de velocidade de 60 quilómetros/hora, ao longo de um troço com uma extensão de 1.040 metros, onde a circulação se processava a 90 quilómetros/hora