apresentação do livro “A longa viagem de Angi e Luna” DA MANGUALDENSE SÓNIA COSTA

SÓNICA COSTA
No passado dia 3 de novembro, a professora e investigadora Sónia Costa, natural de Mesquitela, autora e ilustradora do livro infanto-juvenil “A longa viagem de Angui e Luna”, esteve na Biblioteca Municipal de Mangualde a convite da Escola Gomes Eanes de Azurara, onde realizou duas sessões de apresentação da obra para 8 turmas do 1º ciclo do ensino básico desta escola. Ao longo da sessão, a autora contou a história da obra, fazendo a ligação do enredo a factos reais. 
A narrativa desenrola-se à volta de Angui e Luna, duas enguias que partem do Mar dos Sargaços rumo ao rio Minho onde vão ficar a viver durante alguns anos. Durante a sua viagem vão cruzar-se com outros animais com os quais trocam experiências. Trata-se de um livro de caráter educativo que, de forma lúdica e emotiva, promove aprendizagens sobre o ciclo de vida das enguias e aborda alguns problemas ambientais que têm vindo a afetar esta espécie, um das mais ameaçadas a nível mundial. As crianças presentes na apresentação da obra ficaram, deste modo, a conhecer as principais características biológicas e ecológicas da enguia e alguns dos riscos que ameaçam esta e outras espécies.
Informações adicionais
O livro surgiu no âmbito do projeto de investigação científica “ECORISK - Ecological risk assessment of oils and hazardous and noxious susbtances in the NW Portuguese coast” que decorreu entre 2013 e 2015 no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e ambiental (CIIMAR). Teve cofinanciamento do Programa Operacional do Norte (ON.2-O Novo Norte), no contexto do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A nova edição, que está agora à venda pelo preço de 5 euros, foi editada pelo CIIMAR.
NOTA BIOGRÁFICA DA AUTORA
Sónia Costa nasceu em Mangualde em 1981. Licenciou-se em Biologia - ramo educacional, pela Universidade de Coimbra em 2004. Na mesma universidade, concluiu o mestrado em Biologia Animal (2006) e o doutoramento em Biologia - especialidade de Ecologia (2012).
A sua atividade profissional iniciou-se na área educativa como docente de Biologia e Geologia. Lecionou durante alguns anos em escolas públicas do Ensino Básico e Secundário onde também participou em projetos de Educação Ambiental e de Divulgação das Ciências. Paralelamente, começou a dedicar-se à investigação científica principalmente nas áreas da Ecologia Estuarina e Ecotoxicologia, tendo iniciado o seu percurso científico no Instituto do Mar (IMAR) em Coimbra. Pertenceu depois ao centro de Ecologia Funcional, também em Coimbra, e em 2013 passou a integrar o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), no Porto. Atualmente, trabalha no Observatório Oceânico da Madeira onde é responsável pela vertente de divulgação e educação, dedicando-se à produção de conteúdos de divulgação de ciência e à organização de atividades pedagógicas, tendo o mar como principal temática.