Mangualde acolhe Treino do Exército

WP_20161130_001
O ‘Exercício MARTE 16’ decorreu no concelho de Mangualde de 22 e 30 de novembro. Trata-se de um treino de meios que possibilita preparar os militares para uma resposta mais eficiente em caso de intervenção real. 
Na apresentação do exercício, João Azevedo salientou o agrado com que o concelho recebe este tipo de iniciativas: ‘o município de Mangualde está muito satisfeito com o facto deste exercício ser feito cá’. Acrescentando, ‘as populações celebram de forma sincera termos este exercício em Mangualde’. O autarca reforçou ainda que ‘estamos sempre prontos para receber estas iniciativas e agradeceu de forma muito especial a escolha. Esta iniciativa vem dar notoriedade ao concelho de Mangualde, à região e vem demonstrar aquilo que o Exército tem de bom, aquilo que representa para a sociedade civil, e principalmente fazer um espelho daquilo que são os movimentos permanentes das forças armadas’. Para finalizar, João Azevedo afirmou ‘estes exercícios dignificam as forças armadas, o Exército, o território, os agentes locais e especialmente Portugal e os portugueses. Já demos provas de que estamos prontos para vos receber e é um prazer este trabalho em conjunto’.
O Coronel Mário Bastos, aproveitou a sua intervenção para agradecer à população de Mangualde o ‘apoio, dedicação e amizade que permitem a realização do exercício’. Enfatizando, ‘servimos os portugueses com todo o gosto e um gosto ainda maior quando somos recebidos com esta amizade e disponibilidade’.
EXERCÍCIO MARTE 16: 600 MILITARES E 141 VIATURAS
O exercício levado a cabo pelo 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas/ NATO Response Force 2016 (2BIMecRodas/NRF2016) materializa-se na execução de uma Operação Ofensiva e posteriormente uma Operação de Estabilização e foi realizado em locais como os Bombeiros Voluntários de Mangualde, em Tibaldinho na Freguesia de Alcafache, no campo da feira quinzenal (junto à praia), na zona da Cunha Baixa  e na União de Freguesias de Tavares, na aldeia de Corvaceira e no Monte do Bom Sucesso.
Do programa constaram momentos como a implementação de uma Zona de Reunião em Tibaldinho no dia 22 de novembro, difusões de planos de ordem e planos de contingência e movimentos de ocupação a partir no dia 24. Nos dias 26 e 27, realizou-se um campo de refugiados que teve a colaboração do agrupamento de escolas. O exercício terminou, à hora de fecho da nossa edição, no centro da Cidade de Mangualde, com um desfile motorizado, no dia 30. Paralelamente, o átrio da Câmara de Mangualde acolheu uma exposição militar e no Largo Dr. Couto uma exposição de viaturas PANDUR e a TMME.
Esta ação constituiu-se como uma parte integrante do plano de treino do 2BIMecRodas/NRF2016, com vista à manutenção das suas qualificações. O 2BIMecRodas/NRF2016 encontrava-se em fase de prontidão para projeção em 7 dias, como contributo de Portugal para a Força de Alta Prontidão da NATO durante o ano de 2016, em resposta à implementação do Readiness Action Plan da Aliança Atlântica.Foi composto por 600 militares e 141 viaturas, constituindo-se como encargo operacional do RI14