ANTÓNIO COSTA ESTEVE EM MANGUALDE DE VISITA A PSA CITROEN E A PRESIDIR a INAuGURAÇÃO DO NOVO QUARTEL DA GNR DE MANGUALDE

IMG_7377

IMG_7392
No passado dia 28 de novembro, Mangualde recebeu a visita do Primeiro Ministro, António Costa entre outros membros do Governo.
Assim pelas 11 horas, chegou à fábrica PSA Citroen acompanhado do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral e do Secretário de Estado da Industria João Vasconcelos. Nas instalações da fábrica foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, pelo Diretor da PSA de Mangualde, José Maria Castro Covelo entre várias outras entidades e quadros da empresa presentes.
A anteceder a visita à unidade industrial, António Costa prestou breves declarações à comunicação social, sobre o assunto que dominava as notícias do dia, a demissão do presidente da Caixa Geral de Depósitos.
Seguidamente e após a visita à fábrica, tiveram lugar algumas intervenções.
Começou por usar da palavra o Presidente da Câmara de Mangualde, que salientou a importância da visita de António Costa a Mangualde, apresentando-lhe o concelho como um território de oportunidades, onde se pretende continuar a trabalhar não só para as industrias já presentes, mas também que outras possam ser recebidas.
Ainda em relação à presença do Primeiro Ministro em Mangualde, João Azevedo terminaria a sua intervenção referindo que “o dia de hoje, como autarca, é dos mais importantes que eu tive”
A casualidade da implantação da fábrica em Mangualde há 52 anos atrás e a realidade industrial que posteriormente se veio a verificar, mostrando-se hoje uma industria solida e a apostar no futuro com a chegada do novo modelo que ali irá ser produzido, foram os pontos salientados pelo diretor José Maria Castro Covelo.
Também o Ministro da Economia, usou da palavra salientando não só o bom momento da indústria automóvel, mas da industria em geral.
A finalizar as intervenções, António Costa referiu que se queremos ter um país mais desenvolvido, não podemos olhar simplesmente para aquela estreita faixa do litoral. Temos que ter a capacidade de aproveitar integralmente os recursos do território e toda esta zona de proximidade à fronteira.
O Primeiro Ministro salientou que só numa distância de 100/150 quilómetros entre as capitais dos distritos de fronteira e as províncias de fronteira em Espanha há mais seis milhões de habitantes. E seis milhões de habitantes são mais 60% da população portuguesa. Assim, não faz sentido olhar para o nosso mercado como um pequeno mercado de 10 milhões, faz sentido olhar pelo menos para um mercado de 60 milhões, que é o mercado da Península Ibérica. Fazer a ligação entre o interface marítimo dos portos de Sines, de Lisboa, de Aveiro, da Figueira, de Leixões e outros, com o ‘interland’ da Península Ibérica é absolutamente fundamental, na opinião de António Costa.
Continuou ainda referindo a importância do corredor da Linha da Beira Alta que é absolutamente estratégico para podermos ser a plataforma marítima do conjunto da Península, mas também para que estas terras que nos habituámos mal a chamar de interior possam ser efectivamente o grande interface entre a nossa fachada atlântica e o centro da Península Ibérica.
A finalizar o Primeiro Ministro salientou as duas medidas de grande importância no Orçamento do Estado incentivo às empresas que se fixem no interior e o novo regime de IVA alfandegário, que dispensa as empresas de terem de pagar o IVA no ato de importação para depois o deduzirem no momento da exportação.

INAUGURAÇÃO DO QUARTEL DA GUARDA NACIONAL REPUBLICANA DE MANGUALDE
O novo Quartel da GNR de Mangualde foi inaugurado pelas 15H00 deste mesmo dia. A cerimónia foi presidida pelo Primeiro Ministro, António Costa e contou com a presença da Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, da Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, do Comandante Geral da GNR Tenente General Manuel Mateus Costa da Silva Couto, do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, do Cónego Jorge Seixas, entre muitas outras entidades militares e civis.
Após a receção militar a António Costa e o içar das Bandeiras, foi descerrada lápide comemorativa do evento.
Seguidamente no hall de entrada das novas instalações, houve um breve momento para bênção das mesmas pelo Cónego Jorge Seixas e para apresentação da parceria com o Museu Nacional Grão Vasco, que, celebrando o centenário da sua fundação se associou ao Destacamento de Mangualde nesta ocasião com três obras do acervo do museu.
Seguidamente no espaço preparado para o efeito e após um momento musical a cargo da Mangualdense Nancy Brito, tiveram lugar as intervenções ao ato.
O Presidente da Câmara, João Azevedo agradeceu a presença dos diferentes elementos do Governo de Portugal e das muitas pessoas que se deslocaram ao novo espaço para assistir à cerimónia. Começou por referir a importância da visita realizada durante a manhã à PSA Peugeot Citroën, uma vez que permitiu no terreno avaliar a evolução da indústria automóvel em Mangualde e no país. Tal só é possível porque Mangualde dispõe de recursos humanos competentes e, por isso, existe um grupo de empresas que vão sedear-se em Mangualde.
João Azevedo, deixou ainda um agradecimento ao Primeiro Ministro pela decisão da Requalificação da Linha da Beira Alta, em fevereiro passado. “Esta é a decisão mais importante dos últimos anos. O eixo da ferrovia é essencial para aumentar a competitividade e desta forma atrair novas empresas e criar novo emprego, colocando Mangualde no epicentro do interface modal”, frisou o Presidente da Câmara.
O Quartel agora inaugurado, que acolhe o Destacamento Territorial (Sátão, Penalva do Castelo, Canas de Senhorim, Nelas e Mangualde) e o posto de Mangualde, permite que a GNR passe a dispor de condições de excelência, um espaço único, com um investimento de cerca de 1 milhão e 600 mil euros mais o terreno cedido pela Câmara Municipal de Mangualde. Tudo isto resulta de um acreditar e de um compromisso de verdade assumido desde início. É uma grande obra, é uma obra de futuro, localizado estrategicamente junto às escolas, aos equipamentos desportivos e culturais, no centro de Mangualde, reabilitando um espaço da cidade que estava subaproveitado», frisou o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, deixando ainda o repto à Ministra da Administração Interna, que agora, com aquelas instalações, há capacidade para mais valências.
O Comandante Geral da GNR, Tenente General Manuel Mateus Costa da Silva Couto, frisou acima de tudo o serviço que a GNR presta a Portugal e aos Portugueses, salientando o esforço entre o concelho de Mangualde e o Ministério da Administração Interna para que o quartel agora inaugurado se tornasse uma realidade, apresentando-se um espaço moderno e funcional, para um melhor atendimento e serviço aos habitantes.
A Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, demonstrou a sua grande satisfação por estar presente a inaugurar o novo quartel, salientando que só foi possível graças à colaboração do Ministério da Administração Interna e da Câmara Municipal de Mangualde e garante agora condições para que os militantes da GNR desempenhem ainda melhor as suas funções.
A encerrar a cerimónia, António Costa, começou por agradecer o terreno cedido pela Câmara Municipal de Mangualde, sem o qual não seria possível fazer nascer este espaço, e agradecer o empenho, competência e profissionalismo do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, no acompanhamento e na execução do quartel.
Fez ainda referência a um estudo recente que coloca Portugal em 5º lugar na lista dos países mais pacíficos do mundo, acrescentando que a GNR é um elemento vital para o pleno desenvolvimento das garantias dos cidadãos.
Salientando o profissionalismo da GNR, o Primeiro Ministro deixou ainda um voto de pesar à família do Guarda Carlos Caetano e a rápida recuperação de Carlos Ferreira, vitimas recentes do seu trabalho ao serviço público.