CONSULTÓRIO

dr. raul
PODE O FRIO AGRAVAR ALGUMAS DOENÇAS?
Se o tempo climático, por enquanto, não nos tem trazido grandes frios, a verdade é que eles devem estar a chegar! Dizem as previsões que este Inverno vai ser particularmente duro!
E, em período de grande frio, o nosso organismo mobiliza-se para lutar contra a baixa de temperatura. As reacções que o frio origina são susceptíveis de interferirem com algumas doenças, nomeadamente cardíacas ou respiratórias. O mesmo acontece com alguns medicamentos.
O frio agrava algumas doenças
Quando começa a fazer muito frio o corpo aumenta, por todos os meios, a sua produção de calor para manter uma temperatura corporal adequada. Para além dos arrepios (reflexos da actividade muscular) e de um aumento geral do metabolismo observa-se uma vasoconstrição cutânea (diminuição da circulação do sangue à superfície da pele) e um aumento do ritmo cardíaco.
Um período de grande frio é susceptível de agravar algumas doenças pré-existentes, nomeadamente cardiovasculares e respiratórias, paralelamente com o risco de acidentes agudos como a hipotermia e os enregelamentos.
Alguns medicamentos modificam as nossas defesas contra o frio
Do mesmo modo, alguns medicamentos, com grande frio, podem provocar ou agravar os sintomas ligados ao frio. Temos o caso de alguns medicamentos que actuam sobre o Sistema Nervoso Central e que podem impedir este de desencadear os arrepios e os calafrios, ou a diminuição da circulação sanguínea à superfície da pele. Existem, ainda, outros medicamentos que podem ir contra o organismo na sua reacção contra o frio. É o caso, por exemplo, de alguns tratamentos contra a hipertensão arterial ou a angina de peito, mas também os anti-epiléticos, os neurolépticos e medicamentos que actuam sobre a vigilância.
Quais as pessoas de maior risco?
As pessoas de idades no extremo oposto da vida, as crianças de 0 a 2 anos e os idosos com mais de 70 anos.
As pessoas com doenças cardíacas ou respiratórias, como a asma, o hipotiroidsmo, doenças neuropsiquiátricas ou uma infecção respiratória.
Os indivíduos portadores de sequelas de um acidente vascular cerebral, de um traumatismo cerebral, de uma paralisia…
As pessoas mal nutridas.
Os trabalhadores ao ar livre.
Não interromper o tratamento de moto próprio, nem modificar as doses
Em todas as situações não interrompa o tratamento por sua iniciativa, nem modifique as doses, porque pode correr o risco de eventuais complicações ligadas à paragem da medicação ou à doença que não é mais tratada.
À mais pequena dúvida convém pedir conselho ao médico.
Algumas recomendações contra o frio
Em período de grande frio, limite os seus esforços físicos.
Evite os esforços bruscos e as passagens rápidas do quente ao frio.
Antes de sair agasalhe-se com roupas quentes e cubra bem as extremidades (cabeça e mãos). Cubra igualmente o seu nariz e a boca para respirar o ar menos frio.
Contrariamente a certas ideias pré-concebidas, o consumo de álcool não aquece. Pelo contrário, o álcool agrava a hipotermia, entorpece e faz desaparecer os sinais de alerta do frio.
Não sobreaqueça a sua casa mas aqueça-a normalmente e assegure-se que é bem ventilada para evitar qualquer risco de intoxicação com o monóxido de carbono, no caso de usar lareira ou braseira a carvão.
E-mail: amaralmarques@gmail.com