Mangualde Livre – JSD Mangualde

Nesta ressaca natalícia e no início do Ano Novo acaba a Câmara Municipal de Mangualde de publicar mais uma revista, “ATUAL”, que na perspectiva da JSD não passa de um requentado opúsculo de agitação e propaganda do nosso Município. Folheando tal revista , ela mais parece um relatório de ativ(a)idades cheio de de ilustrações e fotografias propagandísticas. Na verdade, e ao contrário do que se costuma dizer, “Ano Novo, vida nova”, para a JSD seria melhor alterar para Ano Novo vida velha.
No fundo, esta revista acaba por ser mais do mesmo:  pequenos eventos  a que se dá uma atenção desmesurada,  a omnipresença do presidente da Câmara, referência a actividades levadas a cabo por entidades particulares com escassa ou nula intervenção da Câmara,  obras inauguradas da competência do Governo, festas, festinhas e festarolas, enfim , “peanuts”, ou seja, nada de novo.
E lá vem outra vez a famosa dívida. Esta Câmara anda há quase oito anos obcecada com a dívida, como se os mangualdenses ligassem alguma importância à dívida. O que estes continuam à espera é de obras. E onde estão elas?  Nem uma para amostra,  Em oito anos de mandato este Presidente não tem uma única obra estruturante para apresentar. Triste Balanço! Apenas beijos, abraços, afectos, almoços, merendas e jantares, enquanto as nossas aldeias jazem abandonadas. A JSD gostaria de perguntar ao Presidente da Autarquia por que não seguiu as recomendações do seu ex-chefe político, José Sócrates, para quem as dívidas não eram para se pagas...
Enfim, Mangualde merecia  mais e melhor. Quase oito anos de mandato e o balanço é negativo : uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma.
Por último, afinal ,Mangualde não é nenhum oásis como tentam «vender» o nosso Concelho. Na verdade que tem a dizer o Sr. Presidente da Câmara  acerca dos últimos dados recebidos relativamente às exportações  entre 2013 e 2015 concelho a concelho. Mangualde fica a perder no confronto com os Municípios vizinhos. Em Mangualde elas baixaram 8,1% ao contrário de Penalva do Castelo  que aumentaram 37,3%,  Nelas com mais 44,3%, Gouveia, com mais 263,6% e Viseu com mais 3,3%.
Não acha que já é altura de começar a fazer obra, Sr. Presidente?
Luís Amaral
Presidente JSD Mangualde