Melhoria das condições de circulação na Linha da Beira Alta

Investidos mais de 640 mil euros no reforço da segurança
A Infraestruturas de Portugal concluiu os trabalhos de estabilização do talude na Linha da Beira Alta, localizado na zona de travessia da freguesia de Abrunhosa-a-Velha, no concelho de Mangualde.
A realização desta obra insere-se num mais vasto conjunto de intervenções, executadas pela IP em diversos taludes existentes ao longo da Linha da Beira Alta, tendo em vista a reposição e melhoria das condições de segurança e níveis de disponibilidade e fiabilidade da infraestrutura ferroviária.
Trabalhos que envolveram a reparação e reforço dos taludes, a reabilitação dos sistemas de drenagem, a remoção de blocos rochosos e arvoredo em deficientes condições estabilidade e a colocação de rede de tripla torsão de modo a impedir a queda e invasão do canal ferroviário.
No conjunto das diferentes ações de estabilização de taludes na Linha da Beira Alta, foram investidos mais de 640 mil euros.
Investimento na segurança e melhoria da qualidade do serviço
Decorrente do investimento resulta a melhoria dos níveis de qualidade do serviço ferroviário. A concretização destes trabalhos permitiu repor as normais condições de circulação em cinco locais onde, provocadas pelas intempéries, haviam sido implementadas limitações de velocidade.
A Linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária nacional à Europa, faz parte da rede “core” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4.
Dada a relevância e o carácter estratégico deste corredor, até à concretização dos investimentos programados no quadro do Plano Ferrovia 2020, e alinhados com estes, torna-se fundamental prosseguir com ações de manutenção corrente e alguns investimentos de renovação, essenciais para garantir a segurança e os níveis de fiabilidade da infraestrutura de via.
Nesse sentido, a Infraestruturas de Portugal vai realizar na Linha da Beira Alta, ao longo de 2017, varias ações de melhoria das condições da infraestrutura e tratamento de taludes, num investimento previsto da ordem dos sete milhões de euros.