XVI Aniversário da Alcatuna…Festival de cultura musical

IMG_0441
Aconteceu, no passado fim de semana de 21 e 22 de Janeiro, o XVI aniversário da Alcatuna.
O Centro Paroquial de Alcafache foi pequeno demais para acolher tanta gente que se quis juntar àquele grupo musical e com ele celebrar as festividades.
O programa teve início no sábado, com jantar de confraternização e foi animado pela Banda Índice que levou a efeito um magnífico concerto do agrado de todos os presentes. Durante o jantar assistiu-se, ainda, a dois momentos musicais surpresa, preconizados por alguns tunos e pelos camaradHoc.
No Domingo, as festividades iniciaram-se pelas 14:30 horas com a celebração de uma missa, na Igreja Paroquial de Alcafache e pelas 16 horas principiou o festival com a subida ao palco das tunas convidadas, Juventuna, de Nesprido e o Grupo de Cantares de Pena Alba, de Castelo de Penalva. A tarde musical fechou com chave de ouro com a actuação muito esperada da tuna anfitriã, apresentando em estreia a Serenata a Alcafache e que dedicou ao falecido Padre Messias, como forma de agradecimento pelo incentivo musical que dele sempre recebeu. Seguiu-se um momento especial de agradecimentos, por parte do tuno fundador Rogério Lopes, a todos os que colaboraram na ajuda à aquisição da sua hand bike, garantindo-lhe, assim, independência na sua locomoção.
No já habitual momento de cumprimentos e ofertas das entidades e instituições presentes, subiram ao palco o Presidente da Junta de Freguesia de Alcafache e o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde. O Edil mangualdense congratulou-se pela dinâmica cultural ali vivida, tecendo largos elogios à Alcatuna pela capacidade de organização de um evento daquela envergadura, referindo que a Alcatuna é um dos marcos culturais mais icónicos de todo o território do concelho de Mangualde. Seguiu-se o jantar convívio e a partilha do bolo de aniversário oferecidos às tunas convidadas.
O evento, à semelhança das edições anteriores, teve apoio e ajuda de algumas empresas e particulares da região, aproveitando a Alcatuna para fazer um agradecimento muito especial à Paróquia de Alcafache pela cedência graciosa do espaço de realização do evento.