ALMOÇO SOLIDÁRIO

IMG_8100
Teve lugar no passado dia 5, no CRD Abrunhosense em Abrunhosa do Mato, um almoço solidário a favor da pequena Liana Mendes de 3 anos e meio.
O almoço foi promovido por um casal de Abrunhosa do Mato, Luís Carlos e Sónia, que a expensas suas elaboraram o almoço que foi servido no CRD Abrunhosense.
A solidariedade do povo português é uma marca, pois sempre que necessário, ali estão para ajudar. Aqui aconteceu a mesma coisa, foram mais de duzentas as pessoas que se uniram nesta manifestação de solidariedade, onde, mesmo não conhecendo a menina, que é neta de um compadre do Luís Carlos, disseram sim.
Renascimento, trocou algumas palavras com o avô da pequena Liana que explicou o que se passa.
A Liana nasceu normalmente e por volta dos 6 meses começaram a verificar-se alguns aspetos que não eram normais. A menina não gatinhava, não andava, não tinha equilíbrio, não mastigava… Começaram a consultar-se alguns médicos e clinicas e chegou-se à conclusão que não há diagnóstico para a doença da Liana, sabendo-se apenas que é um grave atraso no desenvolvimento neuromotor.
Depois de muitas pesquisas e através de conhecimento com pessoas com o mesmo problema, encontrou-se uma clínica em Espinho – Kinésio – que faz tratamentos intensivos, fisioterapia, terapia da fala entre outras. Os resultados vão surgindo, ainda que lentamente, o único problema reside no fato de cada sessão ter um custo de 5000 euros. Para este ano já tem sessões marcadas para Abril, Julho e Dezembro. Pelo que é dado a conhecer, se a menina seguir estes tratamentos um dia poderá ainda ser autónoma. Resta-nos a esperança, pois temos que recorrer a tudo o que encontramos para que ela possa ficar melhor, salientou o avô.
Apesar de tudo, o avô da pequena Liana refere que ela é uma menina feliz. É possível verificar isso no seu rosto.
Quando questionado se há algum apoio por parte do estado português ou da Segurança Social, refere-nos que não. Não há nada.
Em função dos elevados custos, os pais da Liana emigraram para o Luxemburgo, onde encontraram algum apoio, referindo-nos o avô, que este último tratamento foi comparticipado em 50% pelo Luxemburgo. Neste momento, o pai da Liana trabalha naquele país enquanto a mãe se encontra com a criança em casa, visto necessitar de acompanhamento permanente.
De forma agradecida o avô da menina deixou um agradecimento especial aos seus compadres, Luís Carlos e Sónia, pela organização deste evento, referindo que hoje em dia é muito difícil encontrar alguém assim com um bom coração e disponível para estes gestos. Sem nada ter sido pedido a este casal, um dia atendo o telefone era o Luís Carlos a dizer “dia 5 temos aqui um almoço tens que vir”.
Um agradecimento para a presidente da direção do centro que permitiu a realização do evento naquele espaço e também para todos os que disseram sim a este convite e marcaram presença, deixando o salão completamente lotado.
Durante o almoço, o avô da Liana, usou da palavra para junto de todos deixar os seus agradecimentos, lendo ainda uma carta de agradecimento da menina e seus pais, que por motivo do pai da menina ter que se apresentar ao trabalho no dia seguinte ao almoço, não puderam estar presentes no evento.
De salientar o grande grupo, cerca de 70 pessoas, da Freguesia de Tavares que se juntaram ao evento.