CONSULTÓRIO

dr. raul
O SAL NA NOSSA ALIMENTAÇÃO: UM EXCESSO A EVITAR
É um facto: consumimos sal a mais!
Como se chegou a tal excesso?
Que fazer para inverter esta tendência particularmente nefasta para a saúde?
Quem consome sal em excesso?
Consumimos, em média, 8,5 g de sal por dia enquanto as necessidades diárias de sal não excedem 1 a 2 gramas.
Como se chega a um tal excesso de consumo de sal?
O nosso modo de alimentação evoluiu fortemente. Cada vez mais virado para os alimentos transformados industrialmente, faz com que o sal esteja praticamente presente em todos os alimentos, mesmo nos produtos açucarados: charcutarias, sopas, queijos, pratos preparados, pizzas, molhos, pães, biscoitos, bolos, etc. Globalmente adicionamos cerca de 1 a 2 g de sal (sobre o bife, nas saladas, sobre o queijo fresco, …), o que representa cerca de 20% do nosso consumo de sal. Os restantes 80% estão contidos nos alimentos industriais.
Porque é que a indústria alimentar incorpora tanto sal nos alimentos?
Por múltiplas razões, que vão da conservação ao gosto dos alimentos. Nas charcutarias e no queijo, o sal tem um papel de conservante. Mas o sal melhora uns sabores e mascara outros. Nas carnes, o sal retém água o que faz aumentar o peso do produto final. Mas o sal aumenta a sensação de fome, e também a de sede, o que faz aumentar, paralelamente o consumo e a venda de bebidas diversas.
Cada vez mais os industriais são pressionados a diminuírem o teor de sal nos alimentos que produzem e a indicarem a quantidade de sal, devidamente etiquetada. Convém lembrar que a Organização Mundial de Saúde, recomenda um limite de 5 g de sal, por dia.
Quais as consequências de um excesso de sal para a saúde?
Aumento da pressão sanguínea e aparecimento de hipertensão arterial. A hipertensão arterial faz parte dos principais factores de risco cardiovascular.
Mas o excesso de sal está igualmente implicado no cancro do estômago, osteoporose, cataratas, cálculos renais e diabetes.
Como reduzir o seu próprio consumo de sal?
Limitar os produtos industriais em benefício dos alimentos naturais e preparados feitos em casa.
Limitar o sal nos preparados feitos em casa.
Não colocar o saleiro à mesa.
Não colocar sal nos alimentos sem os ter provado previamente.
Evitar os produtos muito salgados (aperitivos salgados, charcutarias, …).

E-mail: amaralmarques@gmail.com