Tourism Train Experiences passou por Mangualde

comboio
Com o objetivo de potenciar o turismo na Beira Alta e valorizar o comboio como meio de transporte para aceder a estas regiões, na passada sexta-feira, 17 de fevereiro, o “Tourism Train Experiences” passou por Mangualde. Nesta paragem, dois grupos apresentaram projetos para a dinamização do turismo local, tendo como denominador comum o comboio na linha da Beira Alta. Os participantes foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo e tiveram ainda a oportunidade de provar a excelência da gastronomia local.
TOURISM TRAIN EXPERIENCES: DESENVOLVER REGIÕES ONDE A AUTENTICIDADE E O POTENCIAL TURÍSTICO EXISTEM
A 2ª edição do projeto “Tourism Train Experiences” é promovida pela Secretaria de Estado do Turismo, o Turismo de Portugal, I.P. e a Universidade Europeia, e vai atravessar a Beira Alta de comboio, apresentando 20 projetos sob o lema «Lendas e Tradições da Península Ibérica».
Este projeto pretende desenvolver regiões onde a autenticidade e o potencial turístico existem, mas estão pouco desenvolvidos. É critério de escolha do espaço: a existência de linha ferroviária a servir a região, seja sob a forma de apeadeiro ou estação, a densidade populacional baixa, quotas de mercado baixas e vontades e interesses das autoridades locais e governamentais de desenvolver o espaço.
Em Portugal e em Espanha são várias as boas práticas ao nível da cultura escrita, da tradição oral, do turismo e das relações entre as comunidades. A valorização das lendas e tradições é uma das formas de potenciar o desenvolvimento da Beira Baixa e do espaço transfronteiriço. A Beira Alta, apesar dos recursos turísticos e únicos que apresenta, tem uma capacidade de atração relativamente reduzida. No ano 2015, o número de dormidas nestes concelhos situou-se nos 2.588 milhares que, no cômputo global do país, representa cerca de 9% do total de dormidas registadas.