No dia 23 de fevereiro, a Câmara Municipal de Mangualde associou-se ao Dia da Internet Mais Segura, com uma ação de sensibilização destinada aos cerca de 300 alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade do concelho.
A ação foi dividida em duas sessões que tiveram lugar na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves às 14h00 e às 15h00. A ação de sensibilização foi assegurada pelas explicações da Drª Raquel Costa do Centro de Competência Softciências do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, que durante cerca de uma hora respondeu a dúvidas e deixou alertas para a forma como as crianças, e mesmo os adultos, usam a internet, frisando acima de tudo, a importância dos mais pequenos darem sempre conhecimento aos pais ou a um adulto próximo, de toda e qualquer situação que lhes surja no meio virtual para se evitarem complicações futuras.
Esta ação decorreu de proposta da Direção Geral de Educação que, em parceria com a Universidade de Coimbra, procura no mês de fevereiro, mês em que se assinala do dia da Internet segura, dar a conhecer os perigos existentes nas novas tecnologias, contando para a sua realização, com o apoio da autarquia e do agrupamento de escolas.
Ao longo dos anos, o Dia da Internet Mais Segura tornou-se um evento marcante no calendário da segurança na Internet, sendo hoje comemorado em mais de 100 países e em todos os continentes. Em Portugal, a iniciativa realiza-se em colaboração com o Projeto SeguraNEt, da Direção-Geral de Educação.