Concurso de Ideias de Negócio procura novos talentos

IMG_8116
 A Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, acolheu no passado dia 15 de fevereiro, a apresentação da 2ª edição do Concurso Nacional de Ideias de Negócio – “Wanted Business Ideas”. Na sessão marcou presença o Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, José Morgado, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Vitor Gomes, do Crédito Agrícola, Miguel Henriques, Presidente da Federação Nacional de Associações de Business Angels, Nelson Sousa, Presidente do conselho Fiscal da Airv e Paula Carvalho, Vice Presidente do Instituto Politécnico de Viseu.
O concurso agora apresentado é um concurso de âmbito nacional, mas onde os projetos deverão abranger recursos da região: termalismo, produtos endógenos, recursos naturais, entre outros. Sob o mote ‘A tua ideia tem um local próprio para nascer…’ a iniciativa dinamiza assim o empreendedorismo da região Dão-Lafões.
O “Wanted Business Ideas” é um concurso de captação de novas ideias e negócios, promovido e organizado pela Rede Regional de Empreendedorismo Viseu Dão Lafões, sob a coordenação da CIM, em estreita colaboração com o Instituto Politécnico de Viseu, a Associação Empresarial da Região de Viseu e com o apoio da Federação nacional de Associações de Business Angels, do Clube Business Angels Viseu Dão Lafões e com o apoio do Crédito Agrícola.
O objetivo é a captação de novas empresas e a mobilização de potenciais empreendedores, visando a sua capacitação empresarial adaptada às diversas fases de estádio da sua ideia e desenrola-se em 5 fases, Lançamento de “Call” nacional e receção de candidaturas; Realização de oficinas de criatividade e geração de ideias; Realização de “BootCamp de imersão de ideias”; Coaching de apoio aos finalistas; Realização da final do concurso de ideias de negócio.
A ideia vencedora irá receber um prémio no valor de 10000,00 euros, e as candidaturas podem ser formalizadas até 30 de março, estas, podem ser individuais ou apresentadas por grupos com máximo até 4 elementos.
Na sessão de apresentação João Azevedo referiu a valorização do território e todas as potencialidades que o Wanted Business Ideas trás para Mangualde e para a região.
Nuno Martinho, salientou todo o trabalho que a CIM Viseu Dão Lafões tem vindo a desenvolver em colaboração com as instituições e as autarquias da região em prol do empreendedorismo na região. Como exemplo de alguns projetos referiu o Projeto piloto da regularização da Pinha e do Pinhão que está a decorrer.
José Morgado, presidente da CIM, referiu os atrasos na atribuição de fundos comunitários que deveriam financiar iniciativas como o concurso lançado, salientando que 2017 irá ser um ano muito importante para o País, nomeadamente na consolidação da economia.
A finalizar as intervenções, usou da palavra o Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza que, em jeito de resposta à crítica de José Morgado, destacou todo o trabalho que tem sido realizado pelo atual Governo no que respeita aos fundos do Portugal 2020. Salientou mesmo, que dos 1,3 mil milhões de euros contratualizados 30% já se encontram no terreno ou quase lá.
No que diz respeito ao concurso “Wanted Business Ideias” Nelson de Souza felicitou a CIM e as autarquias pela iniciativa salientando que este é um projeto bem estruturado e bem apoiado, criado com o envolvimento de diversas instituições da região.