EDITORIAL Nº 706 – 15/4/2017

foto editorialfinal
Caro leitor,
Nas poucas palavras que este espaço me permite, e depois de tornar pública a minha candidatura a Presidente da Assembleia Municipal de Mangualde, gostaria de agradecer aos muitos mangualdenses que me demonstraram apoio e carinho, enquanto enfrento este novo desafio pessoal e profissional em prol das pessoas desta comunidade Mangualdense.
Quero, acima de tudo, transmitir a todos que sou e continuarei a ser, o mesmo Serafim Tavares que vieram a conhecer, quiçá de agora então, com responsabilidades acrescidas neste trabalho árduo que se avizinha, ao serviço público e por conseguinte para o bem comum.
Sempre disse e repito, que o futuro a Deus pertence. Alguém disse um dia na nossa praça que acima de Mangualde, só Deus. Acrescento ainda toda a família mangualdense, porque se o nosso próximo estiver bem, também nós estaremos.
Desde que anunciei a minha candidatura, tomei conhecimento de outra perspectiva, que agora partilho “ao contrário do que se tem verificado nos últimos anos, o Presidente da Assembleia Municipal não deve ser da mesma cor política do Presidente de Câmara. Este argumento valida a idoineidade e fomenta a discussão interventiva e participativa de todos os partidos, leia-se de todas as ideologias, que vem a garantir que todos os órgãos funcionem com a devida isenção e que a acção da Câmara seja assegurada em todos os campos necessários. É importante manter a separação partidária entre estes órgãos de debate político e dar azo a uma discussão entre cidadãos. Deve-se garantir que a politica local fomenta um debate democrático, que diferentes crivos são aplicados e diferentes opiniões são discutidas.”
No cenário existente, há quem defenda, até com razão, a extinção deste orgão, sendo da mesma cor política, e sem agenda própria, não funciona e é um desperdício do erário publico, i.e. dos impostos de cada mangualdense. Porque alí nada é alterado em relação ao que o Camarário apresenta e facilmente é aprovado. Aplica-se, neste caso, o ditado popular de comer pela boca de outro…
Comigo os mangualdenses vão estar a par e passo da governação do nosso concelho.

Um abraço amigo,