PATRIMÓNIO: A NOSSA TERRA E A NOSSA GENTE

O Património coletivo da nossa freguesia é o retrato do modo de viver, de pensar e de sentir dos nossos antecessores, conquistado e construído palmo a palmo, dia após dia, ano após ano até à atualidade. São as casas, as escolas, os monumentos históricos, arqueológicos e religiosos, as ruas, os rios, os parques naturais e de diversão, a nossa floresta. Mas é também a memória da terra e das suas gentes e por isso um bom espelho da nossa história.
É certo que a nossa freguesia não dispõe de algumas destas mais-valias, mas terá de passar a dispor e pelo menos nós propugnaremos por isso onde for necessário e junto de quem aí detiver responsabilidades: por um parque natural e de diversão na nossa freguesia, pela limpeza e manutenção das florestas e pela consciencialização geral para o conceito de Silvicultura Preventiva, pela limpeza e conservação dos nossos rios, pela conservação e reabilitação das ruas e das estradas…
Propugnaremos, até aos limites da nossa força coletiva, pela reabertura da Escola Básica de Gandufe.
A freguesia de Espinho tem alunos suficientes para reabrir nas funções que sempre lhe foram conhecidas e para as quais foi construída. A junta de Freguesia de Espinho, por força de interesses que não se percebem muito bem e sem dar cavaco ao povo, aceitou dar a escola de mão beijada aos interesses de outra freguesia. A Escola ainda não reabriu porque a Junta de Freguesia deixou cair essa bandeira e silenciou-se aos interesses de terceiros. Quando chegarmos à Junta de Freguesia e estamos certos que tal facto acontecerá nas próximas eleições autárquicas, a primeira ação que tomaremos é mobilizar toda a população da freguesia e exigir das entidades competentes a reabertura da escola de Gandufe. E assim faremos!!! A nossa freguesia tem, pelo menos, 23 alunos e existem famílias de não residentes nesta freguesia, mas que podem colocar os filhos na Escola de Gandufe. As caraterísticas demográficas da freguesia de Espinho e o bom estado de conservação do edificado apontam no sentido de que, no presente e no futuro, as medidas de apoio aos idosos na freguesia deve passar, não por abertura de um Lar, mas antes pelo reforço do apoio domiciliário e pela criação de uma estrutura local de voluntariado, que é, aliás, mais uma criação que vamos implementar durante o mandato se merecermos essa confiança do eleitorado. Por isso, ter a escola fechada mais do que uma imposição foi e continua a ser uma opção politica daqueles que exercem atualmente responsabilidades na Câmara Municipal de Mangualde e em particular na junta de freguesia. Nesta evidência, tudo faremos para que a reabertura da escola de Gandufe, que faz parte da nossa memória coletiva e do património hereditário da comunidade, se concretize com as funções que sempre lhe conhecemos.
Não adianta virem com “projetinhos”, com ideias absurdas e sem qualquer tipo de sustentação, deitar areias para os olhos de quem, a partir desta freguesia, paga os seus impostos. Os Lares e os Centros de Dia exigem condições físicas e técnicas rigorosíssimas e compatíveis com um conjunto de leis que impõe regras muito apertadas às respetivas instalações. Só um cego não vê que nenhuma entidade, em Portugal, aprovará a instalação de um lar de idosos nas instalações da escola básica de Gandufe. Além disso, ainda não passaram muitos anos sobre o investimento que o Município fez na reabilitação do edifício para continuar a ser uma escola.
A Espinho o que é de Espinho.
Connosco a Escola de Gandufe será reaberta para ensinar as nossas crianças!!!
NÓS NÃO DESISTIMOS DESTA BANDEIRA!
BRUNO PINTO
(Candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Espinho)