ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MANGUALDE

INFORMAÇÃO / AGRADECIMENTO
A exemplo do que, infelizmente, se registou em todo o território nacional, o concelho de Mangualde foi também fustigado com o flagelo dos incêndios florestais.
Desde 15 de maio até final de agosto, registaram-se 81 ocorrências, 6 das quais de maiores dimensões e severidade, que exigiram do nosso Corpo de Bombeiros grandes esforços, sacrifícios e maior empenhamento.
As seis ocorrências referidas foram responsáveis por 2827 hectares de área ardida, tendo sido as seguintes localidades as mais afetadas; Abrunhosa-a-Velha, Abrunhosa do Mato, Santiago de Cassurrães, Contenças, Póvoa de Cervães, Chãs de Tavares, Darei, Fagilde e Outeiro de Espinho.
Viveram-se já momentos de grandes dificuldades e angústia no combate a estes incêndios florestais, que fustigaram o nosso concelho sem dó nem piedade.
Os Bombeiros tudo têm feito para minorar os danos causados pelo fogo, colocando no “teatro de operações” todos os recursos materiais e humanos disponíveis, com a certeza de termos dado o nosso melhor na defesa das populações e dos seus bens, com a natural preocupação dos espaços urbanos.
Nas operações de combate foi muito importante a ajuda e a cooperação de outros Corpos de Bombeiros dos Distritos de Viseu e Guarda, da Proteção Civil Municipal, ANPC, Meios Aéreos, Força Especial de Bombeiros, GRUATA’s e GRIF’s de vários Distritos, GIPS-GNR, SEPNA-GNR, GNR de Mangualde, ICNF, AFOCELCA, Sapadores Florestais Municipais, Kit’s Sapadores das Juntas de Freguesia, Militares de vários Quarteis, INEM e Cruz Vermelha.
No aspeto logístico, foi também desenvolvido um excelente e árduo trabalho pela equipa afeta à AHBVMangualde, que habitualmente presta este tipo de apoio tão necessário como importante para algum conforto dos operacionais.
Muitas foram também as ajudas em géneros recebidas de pessoas, colectividades e instituições, tendo o esforço de todos contribuído para potenciar o nosso desempenho e transformar uma gigantesca ação operacional num esforço coletivo.
Sem esta preciosa ajuda a nossa tarefa teria sido muito mais complicada.
Sentimo-nos, pois, apoiados e confortados com a proximidade e cumplicidade das nossas populações.
Feito um primeiro balanço, embora numa fase que ainda pode vir a causar muitas preocupações, e que não desejamos, vimos agradecer a todas as forças que estiveram na linha da frente do combate e aos imprescindíveis elementos da retaguarda. Queremos, também, reconhecer a amizade e a onda de solidariedade que nos foram manifestadas.
Uma palavra de particular apreço aos Homens e Mulheres do nosso Corpo de Bombeiros que não se pouparam a esforços nos difíceis combates travados com o fogo, tantas e tantas vezes traiçoeiro.
Em nome do Comando e Direção, Bem-Haja a todos.
O Comandante - Carlos Carvalho
O Presidente - João Soares
Mangualde, 1 de Setembro de 2017