“APRENDER EM FESTA” DÁ PALCO AO CINEMA DE ANIMAÇÃO EM MANGUALDE SESSÕES DESTINAM-SE AO 1.º CICLO E AO ENSINO SECUNDÁRIO

Para assinalar o Dia Internacional do Cinema de Animação, que se comemora a 28 de outubro, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, promove a iniciativa “Aprender em Festa”, em parceria com o Cine Clube de Viseu. Haverá sessões de cinema dirigidas aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos dias 26 e 27 de outubro (quinta e sexta-feira), e aos alunos do Ensino Secundário, a 30 e 31 de outubro (segunda e terça-feira).
Centenas de cidades por todo o mundo dedicam o mês de outubro à animação. Mangualde faz parte desse conjunto e, no final do mês, o Cinema de Animação vai ser a vertente cultural em destaque no concelho.
Os mais novos vão poder assistir a curtas-metragens de vários realizadores, feitas entre 2014 e 2017, numa parceria com a Casa da Animação. As sessões têm a duração de 55 minutos e incluem histórias animadas, de lirismo e fantasia. O programa conta com filmes feitos, na sua maioria, com recurso ao desenho animado, demonstrando a diversidade de formas e ritmos que a técnica permite e a capacidade que o cinema de animação tem de construir histórias e criar personagens sem constrangimentos do que é real.
Os filmes escolhidos para os alunos do 1.º Ciclo têm em atenção as exigências percetivas dos mais novos, intensificando a experiência de ver cinema, contribuindo para uma maior proximidade afetiva com as artes visuais e o desenvolvimento de várias competências criativas.
Já os alunos do Ensino Secundário vão poder assistir ao filme “Paula Rego Histórias & Segredos”, realizado por Nick Willing, no Reino Unido, em 2017. Com a duração de 92 minutos, a longa-metragem revela pela primeira vez Paula Rego, mãe do cineasta. Conhecida por ser muito ciosa da sua privacidade, surpreende o seu filho com histórias e segredos da sua vida excecional. O resultado é um filme frontal, descomplexado e desconcertante, sem precisar, para isso, de recorrer a mais do que o que tem à sua frente: uma câmara, uma pessoa que conta histórias, uma imagem fixa que se abre a mil leituras.
A participação nas sessões tem um custo de 1€ por aluno.