FEIRA DOS SANTOS 2017

23132081_310151729477923_2892422522768659347_n
23132093_310153666144396_4659390277372597379_n
23231408_310152179477878_6231178388399237061_n

“ESTA FEIRA TEM GANHO NOTORIEDADE E PROJEÇÃO NACIONAL. (…) ISSO DÁ FORÇA À NOSSA FEIRA E À NOSSA TERRA…” – JOÃO AZEVEDO
A cidade de Mangualde voltou a ser o palco de um evento secular, que anualmente recebe milhares de pessoas. Durante três dias, a Feira dos Santos retrata a tradição e a modernidade do concelho, numa iniciativa cheia de animação, cultura e costumes tradicionais. O evento arrancou no dia 3, com a cerimónia de abertura oficial que teve lugar no Mercado Municipal Dr. Diamantino Furtado e contou com as intervenções do edil mangualdense, João Azevedo, e do Presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado. O momento contou ainda com o espetáculo musical de Abel Moura e Isabel Silvestre.
Para João Azevedo “esta feira tem ganho notoriedade e projeção nacional. Tem crescido em qualidade e quantidade, abrangendo todos os setores de atividade. Isso dá força à nossa feira e à nossa terra. Queremos que a feira dos Santos sirva de pólo de atração para quem nunca veio a Mangualde”. Ideia reforçada por Pedro Machado que considera que “esta feira significa a valorização do turismo do interior. São eventos como este que ajudam a atrair pessoas para esta região do interior, valorizando o nosso território”.
Reforçar a identidade do concelho é um dos objetivos da Feira dos Santos, que todos os anos procura renovar-se. Trata-se de uma feira cosmopolita e de projeção nacional, pensada para os mangualdenses e turistas, com uma elevada dimensão comercial, cultural e social. O programa inclui iniciativas relacionadas com vários setores de atividade, característicos do município.
Durante os dias 4 e 5, o Largo Dr. Couto acolheu a Mostra de Freguesias de Mangualde, a exposição Mangualde Regional, a XII Mostra de Artesanato Nacional - Manguald´Arte e o espaço de recordação fotográfico “Eu estou na Feira dos Santos de Mangualde!”. A Feira dos Santos à Mesa, mais uma vez, deliciou os apreciadores da comida regional com uma ementa alusiva à iniciativa, que incluiu enchidos da região, rojões à moda de Mangualde, febras à Feira dos Santos, requeijão com doce de abóbora, queijo da serra e vinho do Dão, disponível nos restaurantes aderentes (identificados com selo alusivo).
Os apreciadores de vinho também poderam degustar os produtos locais no Dão Wine Party, no dia 4, e no IV Expovinhos Mangualde, nos dias 4 e 5, duas iniciativas que reúniram os produtores de vinho da autarquia no Mercado Municipal Dr. Diamantino Furtado.
O Encontro Nacional Produtores de Mirtilos decorreu nos dias 3 e 4, no Complexo Paroquial de Mangualde. Já nos dias 4 e 5, o Mercado Municipal Dr. Diamantino Furtado recebeu os showcookings pelos Chefs Hélio Loureiro, Lígia Santos e Paulo Cardoso com produtos locais, na iniciativa “Santos da Casa Fazem Milagres”.
Na Quinta Alpoim decorreram, nos dias 4 e 5, a Agromangualde, uma exposição de máquinas e alfaias agrícolas e foi também divulgada a fauna selvagem da região, promovida pela CERVAS/Associação Aldeia.
Ainda durante o fim de semana, a Rua 1.º de Maio foi o centro da Mangualde Motor, uma exposição de veículos das marcas Citroën, Seat, Ford e Volkswagen (também presente na Rua Dr. José Marques). Teve ainda lugar a Mangualde Transporte – ANTRAM, uma exposição de algumas marcas e modelos de camiões, e a Mangualde Indústria, uma exposição do tecido empresarial do concelho.
Sem esquecer as Artes & Ofícios, houve pintura ao ar livre nos dias 4 e 5, no Mercado Municipal Dr. Diamantino Furtado e no Largo Dr. Couto, e ainda animação de rua nas várias artérias da cidade, através da Animangualde.
A Feira dos Santos 2017, mostrou-se mais um vez um verdadeiro sucesso, pelos milhares de pessoas que se deslocaram e circularam pelas ruas de Mangualde, ajudando assim, a fomentar Mangualde nas suas mais variadas vertentes.
Também, a exemplo que tem vindo a acontecer nos últimos anos, a TVI esteve presente com o seu habitual programa “Somos Portugal”, levando assim Mangualde ao quatro cantos do Mundo.