Arquivo mensal: Maio 2016

5,8 MILHÕES DE EUROS PARA O PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO URBANO DE MANGUALDE

assinatura contratos pedu (1)

assinatura contratos pedu (2)

JOÃO AZEVEDO REFORÇA QUE SÓ É POSSÍVEL “PORQUE COLOCÁMOS MANGUALDE
NA 1ª DIVISÃO DE CIDADES DA ZONA CENTRO QUE PUDERAM CANDIDATAR-SE
AOS PEDU E ASSIM MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DOS MANGUALDENSES.”

O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, esteve hoje (31 de maio) na cerimónia de assinatura dos contratos que regem os Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU). A formalização realizou-se em Santa Maria da Feira e teve como protagonistas a Autoridade de Gestão do POR Centro e os municípios da região. O PEDU de Mangualde representa um investimento de 5,8 milhões de euros durante o atual quadro comunitário e prevê ações/intervenções nas áreas da mobilidade, investimento social e regeneração urbana. A cerimónia foi presidida pelo Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, contando também com a presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

Para o edil mangualdense, “este é o culminar de um trabalho de planeamento estratégico, bem como de negociações com as entidades que gerem os fundos comunitários, para que Mangualde possa ter um plano de ação para a regeneração urbana neste Quadro Comunitário”. Afirmando que “os 5,8 milhões de euros de investimento neste quadro comunitário para regeneração urbana é o maior investimento público de sempre e só é possível porque colocámos Mangualde na 1ª divisão de cidades da zona centro que puderam candidatar-se aos PEDU, com todos os benefícios e vantagens que os investimentos trarão, e assim melhorar a qualidade de vida dos mangualdenses.” Para o autarca, “estamos a trabalhar intensamente na elaboração dos projetos do plano de ação para que assim que abram os avisos do Centro2020 possamos candidatar investimento”. Acrescentando, “esperamos ter execução já em 2016 de alguns desses investimentos”.

INVESTIMENTO PÚBLICO VAI ALAVANCAR INVESTIMENTO PRIVADO
AUTARQUIA TEM SIDO MUITO SOLICITADA POR INVESTIDORES LOCAIS
NA PROCURA DE INFORMAÇÃO PARA REQUALIFICAREM O SEU EDIFICADO

Finalizando, João Azevedo afirma que “queremos com o investimento público alavancar o investimento privado. Temos sido muito solicitados por investidores que procuram informação para requalificarem um conjunto de edificado muito importante dentro da área de regeneração urbana da cidade, pelo que espero que os mesmos possam fazer as suas candidaturas o mais depressa possível.”

TODO O TERRENO

Num convívio particular, organizado pelo Sr. António Nelson de Travanca de Tavares, teve ontem lugar uma prova de Todo o Terreno, onde participaram cerca de 20 amantes da modalidade.

«FEIRA DAS TRADIÇÕES E DOS PRODUTOS DA TERRA»

IMG_4801

IMG_4816
RECRIAÇÃO DO MANGUALDE ANTIGO 1930, 1940 E 1950
MANGUALDE APRESENTA PRIMEIRA EDIÇÃO:

VENDEDORAS DA PRAÇA, TABERNAS, RETROSARIA, RANCHOS FOLCLÓRICOS, BANDAS FILARMÓNICAS, BAILE POPULAR, FOTÓGRAFO À LA MINUTE, DOÇARIA, MEDICINA POPULAR, ARDINAS, ALFAIATARIA, JOGOS TRADICIONAIS, TEATRO, ENTRE OUTROS...

21 E 22 DE MAIO | CENTRO DA CIDADE

A Câmara Municipal de Mangualde apresentou nos dias 21 e 22 de maio, entre as 10h00 e as 20h00, no centro da cidade, a 1ª edição da «Feira das Tradições e dos Produtos da Terra». Este evento recriou, no Largo Dr. Couto e no Largo do Rossio, o Mangualde antigo dos anos de 1930, 1940 e 1950. Foram vários os momentos e atividades a assinalar: baile popular, ranchos folclóricos, bandas filarmónicas, carrocel tradicional, tabernas, ourivesaria, vendedoras de praça, retrosaria, fotógrafo à la minute, doçaria, medicina popular, ardinas, alfaiataria, produtos regionais, jogos tradicionais, teatro, simulacro dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, bordados, lanifícios, dentista/barbearia, drogaria, sapateiros, olaria e cerâmica, antiguidades, pintores, etc.

A «Feira das Tradições e dos Produtos da Terra» foi organizada pela Câmara Municipal de Mangualde com o apoio da Cidade Excelência Associação – Turismo de Mangualde e da COAPE. Na abertura do evento realizou-se uma Conferência subordinada ao tema «Quotidianos Rurais: alguns aspetos (1850-1950)», apresentada pela Professora Doutora Irene Maria de Montezuma Carvalho Mendes Vaquinhas, especialista em História Contemporânea e da Vida Privada em Portugal, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no dia 21 de maio, pelas 11h00, no auditório da Câmara Municipal de Mangualde.

1ª EDIÇÃO DO «FESTIVAL DO BORREGO» E «FIM DE SEMANA GASTRONÓMICO DO CABRITO» INSEREM-SE NA PROGRAMAÇÃO
No dia 21 de maio, a partir das 20h00, teve lugar a primeira edição do «Festival do Borrego», organizado pela COAPE, no Mercado Municipal de Mangualde. As entradas sforam limitadas e tinham um custo de 15 €/pessoa. Com este evento pretendeu-se valorizar a fileira e promover a pastorícia, bem como degustar o borrego de maneiras diferentes, o queijo DOP e outros produtos da terra.
E nos dias 21 e 22 de maio realizou-se também o «Fim de semana gastronómico do cabrito» nos restaurantes aderentes: “A Tasquinha”, “Cantinho dos Petiscos”, “Cascata de Pedra”, Churrasqueira Pizzaria “Os Galitos”, “Gestur”, Hotel Cruz da Mata, Hotel Sr.ª do Castelo, Hotel Rural Mira Serra e “O Valério”.

INAUGURADA AMPLIAÇÃO DO CEMITÉRIO DE ESPINHO

IMG_4858

IMG_4864

IMG_4870
OBRAS RESULTARAM DE UMA PARCERIA ENTRE A
CÂMARA MUNICIPAL DE MANGUALDE E A JUNTA DE FREGUESIA DE ESPINHO

Ontem, 22 de maio, foram inauguradas as obras de ampliação do Cemitério de Espinho. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, do Presidente da Junta de Freguesia de Espinho, António Monteiro, do Pároco da Freguesia, João Leão Zuzarte e de vários populares.

As obras resultaram de uma parceria entre a Câmara Municipal de Mangualde e a Junta de Freguesia de Espinho, através dos protocolos de apoio na conservação e gestão de equipamentos públicos. Tratou-se de investimento público que visou um conjunto de intervenções para ampliação do atual espaço para o dobro da capacidade. Há vários anos que a comunidade ansiava pelo seu alargamento, tendo-se verificado recentemente a quase inexistência de espaço disponível para novas sepulturas.

COAPE GARANTE O ESCOAMENTO DO LEITE PRODUZIDO PELOS SÓCIOS

IMG_4667

IMG_4671

Assinatura de protocolos com queijaria Vale da Estrela e ANCOSE

‘SÃO OS INVESTIMENTOS QUE ATRAEM PESSOAS AO CONCELHO’ LEMBROU O EDIL MANGUALDENSE

No passado sábado, 22 de maio, o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi palco da assinatura da assinatura de dois protocolos por parte da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores de Mangualde (COAPE): um contrato com a queijaria Vale da Estrela, que garante o escoamento do leite produzido pelos sócios, e um protocolo de assessoria técnica com a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE). Na cerimónia marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, o Presidente da COAPE, Rui Costa, o Presidente da ANCOSE, Manuel Marques, e o antigo ministro, Jorge Coelho, que está a construir uma queijaria tradicional em Mangualde.

Na sessão, o edil mangualdense destacou ‘a importância da criação de cerca de meia centena de postos de trabalho através da construção da queijaria, solicitando a Jorge Coelho que termine rapidamente o seu primeiro projeto para passar ao seguinte’. O autarca lembrou que são ‘os investimentos que atraem pessoas ao concelho’, sublinhando que ‘a criação de emprego, nos diversos sectores da economia do concelho, tem sido o seu principal objetivo desde que tomou posse como presidente da autarquia mangualdense’.

Segundo Rui Costa ‘estes protocolos representam um marco histórico para os produtores de leite de ovelha do concelho’. Tratou-se da formalização de algo inédito, acreditando que ‘os dois acordos agora assinados irão permitir dar mais qualidade de vida aos produtores e criar as bases para assegurar o futuro do setor, ao torná-lo mais atrativo aos jovens, valorizando o leite, que dá origem ao queijo Serra da Estrela.’

Já o empresário Jorge Coelho lembrou que ‘o queijo Serra da Estrela é único no mundo e deve ser promovido como tal junto dos consumidores, mostrando-se disponível para apoiar financeiramente uma campanha de informação, que terá como objetivo esclarecer as pessoas, evitando que “comam gato por lebre”’.

Manuel Marques mostrou-se satisfeito por o anúncio da construção da queijaria já ter resultado em alterações no mercado do leite, levando a uma subida do preço pago aos produtores. ‘Os produtores de leite têm o direito de viver do queijo Serra da Estrela e esta nova unidade é um passo nesse sentido’, sublinhou.

EDIL MANGUALDENSE INAUGUROU OBRAS DE REGENERAÇÃO URBANA EM TIBALDINHO, ALCAFACHE

REGENERAÇÃO URBANA EM TIBALDINHO (2)
REDUZIR A VELOCIDADE DO TRÁFEGO DE PASSAGEM E MELHORAR AS CONDIÇÕES
DE CONFORTO E CONDIÇÕES DE SEGURANÇA DE TODOS OS UTENTES DA VIA ERA O PRINCIPAL OBJETIVO

O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, inaugurou ontem, 23 de maio, as obras de requalificação do principal atravessamento urbano da povoação de Tibaldinho, Alcafache. Na cerimónia marcou presença o Presidente da Junta de Alcafache, Nelson Almeida e vários populares.

Este investimento da autarquia mangualdense, de aproximadamente 85 mil euros, responde assim à necessidade de reduzir a velocidade do tráfego de passagem e de melhorar as condições de conforto e condições de segurança de todos os utentes da via. Para o edil mangualdense ‘este trata-se de um importante investimento naquilo que consideramos ser um dos desígnios dos próximos anos na estratégia de desenvolvimento do concelho: regeneração urbana para o melhoramento das condições de conforto e segurança dos mangualdenses’.

As obras de requalificação contemplaram o nivelamento das circulações pedonais e rodoviárias, demarcando-as pela aplicação de diferentes texturas de materiais, limitando a faixa de rodagem à largura de 4.00 m, obrigando a adoção de comportamentos de “cortesia” no cruzamento de viaturas, sendo que a zona destinada à circulação pedonal poderá ser utilizada para mitigar a escassez de largura no caso de cruzamento com viaturas de dimensões superiores, no caso particular dos pesados de passageiros.

MANGUALDE ACOLHE IV SEMANA DA SAÚDE 30 DE MAIO A 5 DE JUNHO

Autarquia quer continuar a promover estilos de vida mais saudáveis

De forma a promover estilos de vida mais saudáveis e alertar para questões fundamentais ligadas ao bem-estar e à saúde, Mangualde volta a dedicar uma semana a estas temáticas. A IV edição da ‘Semana da Saúde’ realiza-se de 30 de maio a 5 junho e é promovida pela Câmara Municipal de Mangualde, com o apoio da Unidade de Cuidados Continuados na Comunidade de Mangualde, Ginasium, Clínica CuidaMais, Tempo XL, Instituto Português do Sangue, Centro Bujutsu de Mangualde, IAM, Arqueiros de Viseu, OMB Grupo Ótico, CEM Nancy, AzurPhisiovida, CLDS 3G, MGLSK8CREW, Melom Nice&Easy, 5 Sentidos, Medela, Ana Francisca Mendes, João Gouveia, Jorge Gonçalves e José Paisana.
Durante toda semana as iniciativas dedicadas à população são várias: dádiva de sangue, workshops, rastreios, tertúlias, desporto, música, dança e muita animação. As iniciativas dividem-se por vários espaços mangualdenses. Para além disso, há dias dedicados a temas específicos com várias atividades direcionadas, nomeadamente o Dia da Saúde Ativa (30 de maio), Dia da Parentalidade Responsável (31 de maio), Dia Mundial da Criança (01 de junho), Dia da Promoção da Saúde (02 de junho), Dia da Prevenção da Doença (03 de junho) e o Fim de Semana em Movimento (4 e 5 de junho).
PROGRAMA «IV SEMANA DA SAÚDE»
30 de maio a 5 de junho
30 de maio – Dia da Saúde Ativa
17:30 | Workshop “Prevenção visual” (Professores, educadores, auxiliares, pais)
Auditório da ESFA
OMB
18:00 | "Pais na Bancada" (Pais de atletas)
Sede do Grupo Desportivo de Mangualde (Estádio Municipal)
CLDS 3G
31 de maio – Dia da Parentalidade Responsável
09:30 | “Consulta da Boneca” (Crianças dos 5 anos (IPSS))
Unidade Móvel da Saúde - Largo Dr. Couto
UCC
11:00 | Workshop "Ginástica Pré e Pós Parto" Inscrições obrigatórias*
CMM
AzurPhisiovida
SORTEIO
- voucher com sessão de pilates para grávidas (Oferta AzurPhisiovida)
- voucher com rastreio nas áreas da psicologia, terapia da fala ou psicomotricidade ou inscrição em workshop (Oferta 5 Sentidos)
- voucher com inscrição grátis no Ginasium (Oferta Ginasium)
- voucher com enxoval para o bebé (oferta CMM)
14:00 | Workshop "Amamentação" Inscrições obrigatórias*
Auditório CMM
Clínica CuidaMais
15:00 | Workshop "Massagem do Bebé" Inscrições obrigatórias*
CMM
UCC
SORTEIO
- voucher com pintura de quarto para bebé (Melom Nice&Easy)
- voucher com inscrição grátis no Ginasium
- 1 Kit Starter de amamentação (oferta Medela)
- 1 soutien de amamentação (oferta da CuidaMais)
17:30 | Workshop “Estratégias para promover o Desenvolvimento Infantil / Estimulação Multissensorial” (Pais com crianças dos 3/5 anos; Educadores de Infância) Inscrições obrigatórias*
Centro Escolar / Sala Snoezelen
AzurPhisiovida
1 de junho – Dia Mundial da Criança
Todo o dia | Atividades dirigidas ao Pré-escolar e 1.º Ciclo
CMM
09:00 | 10:00 | 10:30 | 11:30 | “Meditação para crianças e adolescentes” (Crianças e jovens)
Escola Gomes Eanes de Azurara
CLDS 3G
14:30 | Saúde Mental: Projeto + Contigo
Auditório CMM
UCC
2 de junho – Dia da Promoção da Saúde
09:00 | Unidade Móvel – Dádiva de Sangue "Dar para Ajudar" (Comunidade em geral)
Largo Dr. Couto
Instituto Português do Sangue
14:30 | Workshop "Prevenção de Doenças Cérebro-Cardio-Vasculares" (Comunidade em geral) Inscrições obrigatórias*
Auditório CMM
UCC
| Rastreio de Doenças Cardiovasculares (Comunidade em geral) Inscrições obrigatórias*
Largo Dr. Couto
Clínica CuidaMais

15:30 | Ciclo de Tertúlias “Tu não mandas em mim” – 1º "Gravidez na Adolescência” (Jovens)
Inscrições obrigatórias*
Bugalha
CLDS 3G / UCC
3 de junho – Dia da Prevenção da Doença
10:00 | Atividade de Estimulação cognitiva geriátrica (Inscrições de idosos das IPSS)
Inscrições obrigatórias*
Mercado Municipal
AzurPhisiovida
14:30 | Workshop "Alimentação na base da Prevenção” (Comunidade em geral)
Inscrições obrigatórias*
Auditório CMM
UCC/URAP
FIM DE SEMANA EM MOVIMENTO
4 de junho
14:30 | Skaters em Movimento
Largo das Carvalhas
MGLSK8CREW
15:00 | Workshop de Defesa Pessoal
Largo Dr. Couto
Centro BUJUTSU de Mangualde
17:00 | Treino Funcional
Largo Dr. Couto
GINASIUM
| Ginástica Localizada
Largo Dr. Couto
GINASIUM
18:00 | Workshop Danças de Salão
Largo Dr. Couto
Ana Francisca Mendes / Professor Jorge Gonçalves
19:00 | Workshop Kizomba
Largo Dr. Couto
Ana Francisca Mendes / Professor Jorge Gonçalves
21:00 | Workshop Djembel
Largo Dr. Couto
João Gouveia
21:30 | Caminhada / Corrida Mangualde Light Run
Ruas da Cidade
22:00 | Atuação da Banda “Índice”
5 de junho
Toda a tarde | Workshop de Artes Marciais
Jardim Cidade / Avenida Central
Centro BUJUTSU de Mangualde
14:30 | Skaters em Movimento
Largo das Carvalhas
MGLSK8CREW
|Tiro ao Arco
Avenida Conde D. Henrique (Travessa Da Condessa)
Arqueiros de Viseu
15:00 | Workshop "Sabores de Todos os Tempos"
Auditório CMM
Tempo XL
|Música e Movimento
Largo Dr. Couto
CEM Nancy
15:30 | Dança
Largo Dr. Couto
IAM
16:00 | Workshop "Pé de Dança"
Largo Dr. Couto
Tempo XL
17:00 | Seniores em Movimento
Largo Dr. Couto
José Paisana
21:00 | 1.º Festival de Artes Marciais de Mangualde
Largo Dr. Couto (Pavilhão Municipal – de acordo com as condições atmosféricas)
Centro BUJUTSU de Mangualde

PDR2020: MANGUALDE ACOLHE CERIMÓNIA NACIONAL DE ASSINATURA DE PROTOCOLOS COM GRUPOS DE AÇÃO LOCAL MINISTRO DA AGRICULTURA, FLORESTAS E DESENVOLVIMENTO RURAL PRESIDE À CERIMÓNIA

25 de maio, 16h00, Complexo Paroquial de Mangualde

Mangualde acolhe na próxima quarta-feira, 25 de maio, a cerimónia nacional de assinatura de protocolos entre a Autoridade de Gestão PDR2020 e os GAL - Grupos de Ação Local, para a gestão da Medida 10 – DLBC Rural/FEADER. O encontro decorre no Auditório do Complexo Paroquial de Mangualde, às 16h00, e será presidido pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos. A sessão contará ainda com a presença da Gestora do PDR2020, Gabriela Feitas, e do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo.

Para o edil mangualdense ‘é com gosto que acolhemos esta iniciativa, uma iniciativa de âmbito nacional que promove a apresentação do plano de investimento para os pequenos, médios e grandes agricultores’. Reforçando ‘é o pontapé de saída para investimento no setor primário no nosso território’.

O Desenvolvimento Local de Base Comunitário (DLBC) é uma forma de abordagem de desenvolvimento territorial integrado apoiada por um ou vários instrumentos políticos programados que financiam a execução das Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL) selecionadas e que pode ser financiada pelos vários Fundos Europeus Estruturais e de Investimento através dos respetivos Programas Operacionais.