Arquivo diário: 4 de Janeiro de 2016

GNR

O Comando Territorial de Viseu, no decorrer dos quatro dias da Operação “Ano Novo” e, comparativamente a igual período de 2014, registou:

  • 17 acidentes (menos 13);
  • Não se registaram mortos em ambos os anos;
  • 0 feridos graves (menos 3);
  • 11 feridos leves (mais 6).

 

Relativamente às infrações associadas às causas de agravamento das lesões provocadas em caso de acidente rodoviário, foram registadas neste período:

  • 61 por excesso de velocidade;
  • 27 por condução sob a influência do álcool (11 detidos com taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l);
  • 2 por utilização indevida do telemóvel durante a condução.

 

Relativamente aos números combinados da Operação Natal e Ano Novo, e comparativamente a igual período de 2014/2015, registaram-se :

  • 58 acidentes (menos 5);
  • 1 morto (mais 1);
  • 2 feridos graves (menos 2);
  • 36 feridos leves (mais 19).

«Mangualde, o nosso património!»:

capela fmd

CASA DA QUINTA DE SANTO ANTÓNIO EM DESTAQUE NO PRIMEIRO MÊS DO ANO

EM 2016 AUTARQUIA VAI CONTINUAR A DAR A CONHECER O PATRIMÓNIO MANGUALDENSE

Em 2016, Mangualde vai continuar a dar a conhecer o vasto património do concelho através da campanha da autarquia mangualdense, «Mangualde, o nosso património!». A Casa da Quinta de Santo António, em Fornos de Maceira Dão, é o património em destaque no primeiro mês do ano. A iniciativa tem como principal objetivo aproximar a população do património mangualdense.

 

Casa da Quinta de Santo António – Fornos de Maceira Dão

Fornos de Maceira Dão, localidade antiga onde se revelam vestígios de ocupação romana intensa, testemunha, pelo menos desde o século XVI, uma das mais antigas casas senhoriais do concelho de Mangualde: a Casa da Quinta de Santo António. Faseadamente construída, na dobra da fachada quinhentista de janelas manuelinas observa-se a janela de canto que forma uma pequena varanda assente em pilastra boleada com conversadeiras.

É já na década de 30 do século XVIII que a este corpo é acrescentada a capela dedicada a Santo António, construída por vontade de Leandro de Faria Cardoso e de sua esposa, Rosa Maria do Couto. Barroca, ostenta o brasão de família ladeado por duas volutas e encimado por frontão triangular.

É nos finais do século XIX que novo corpo, de planta em L, de generosas dimensões, e donde se destaca uma torre de relógio, é construído. Decorrente desta nova edificação será o muro que chama à casa o terreiro que outrora era público. Ligada à agricultura, a casa da Quinta da Santo António era – e é – farta em haveres e propriedades.

Classificada na categoria de Imóvel de Interesse Municipal, desde 2008, constitui mais um bem do património edificado de natureza monumental do território mangualdense.

 

Coordenadas GPS: 40° 36.454'N |  7° 48.927'W

Bibliografia: Ramos, Anabela – Casas Solarengas no Concelho de Mangualde. Mangualde. 20009

 

António Tavares

Gabinete de Gestão e Programação do Património Cultural

 

Com esta campanha todos ficam mais próximos do vasto esplendor patrimonial do nosso concelho. Nesse sentido, continua a ser colocada, em vários pontos de encontro do concelho, informação sobre o monumento/património apresentado. O património material e imaterial vai sendo apresentado consoante a categoria com a qual foi classificado: arqueologia, pelourinhos, fontes, palacetes e religiosos, bem como outros bens patrimoniais. Cada categoria será representada por uma cor que a distingue das restantes.

 

Foram já vários os bens patrimoniais destacados por esta campanha nos últimos dois anos. Em 2015, a comunidade teve oportunidade de conhecer melhor alguns pedaços de património que fazem história no nosso concelho: Igreja de São Tomé de Cunha Baixa, o Fontenário dos Seabra Beltrões, em Cassurrães, o Penedo da Cruz, em Póvoa de Cervães, Vila Cova de Tavares…1663, a Capela dos Cabral Pinto – Cassurrães, a Ponta da Barca, a Igreja de Santiago de Cassurrães, as Sepulturas medievais de Maceira Dão e a «Nossa Senhora do Monte, ou da Cabeça – Sítio primitivo do Mosteiro de Maceira Dão?» e as Casas de Lobelhe.