Arquivo diário: 8 de Abril de 2016

mangualde inaugura intervenção de valorização da envolvente à torre MEDIEVAL de gandufe

18 DE ABRIL, PELAS 18H00, TORRE DE GANDUFE

Estão concluídos os trabalhos de valorização da envolvente à Torre de Gandufe, em Espinho, Mangualde. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Mangualde e a Junta de Freguesia de Espinho realizam, no próximo dia 18 de abril, uma cerimónia de inauguração, pelas 18h00. O momento assinala ainda as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

As obras foram promovidas pela Junta de Freguesia de Espinho com o apoio do Município de Mangualde. Trata-se da primeira obra de valorização arqueológica no concelho que contemplou a existência de uma estrutura de inclusão através da construção de um acesso para pessoas de mobilidade condicionada. Pelas 18h00 terá lugar a receção aos convidados e pelas 18h30 começará o Cocktail de boas-vindas, pelo Chef Paulo Cardoso. O momento musical, que acontece pelas 19h00, antecede as intervenções do Arqueólogo António Tavares, do Presidente da Junta de Freguesia de Espinho e do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, que terão lugar pelas 19h30. O descerrar da Placa e a Bênção decorrerá pelas 20h00.

PROJETO DE VALORIZAÇÃO ARQUEOLÓGICA

O Projeto de Valorização Arqueológica e a Direção Científica da Execução é da autoria do arqueólogo António Tavares. A Valorização Arqueológica da envolvente à Torre medieval consistiu na execução de um projeto que permitiu dotar o sítio patrimonial de condições de higiene e salubridade públicas, pela eliminação de elementos arquitetónicos e outras dissonâncias paisagísticas, pela colocação de luminárias, com o objetivo de dotar o sítio arquelógico-patrimonial de dignidade e de condições de visita ao mesmo. Os trabalhos consistiram na pavimentação de todo o Largo com cubos de granito. Dado que a Torre apresenta apenas dois paramentos e o arranque de um terceiro, colocou-se no seguimento dos paramentos, e numa largura idêntica, cubos de granito de cor diferente dos da pavimentação, por forma a "desenhar" a planta do bem patrimonial. Garantiu-se, assim, o evidenciar do Monumento.

PROGRAMA

18H00 Receção

18H30 Cocktail de boas-vindas pelo Chef Paulo Cardoso

19H00 Momento Musical

19H30 Intervenções

Arqueólogo António Tavares

Presidente da Junta de Freguesia de Espinho

Presidente da Câmara Municipal de Mangualde

20H00 Descerrar da Placa e Bênção